Mão Santa diz que a carga tributária brasileira nunca foi tão grande



O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou em discurso nesta terça-feira (27) que "em 507 anos, nunca dantes um povo foi tão explorado". O senador estava se referindo à carga tributária brasileira que, conforme ressaltou, obriga os brasileiros a trabalharem cinco meses por ano apenas para pagar impostos.

Mão Santa lembrou que na época do Brasil colônia o imposto cobrado pelo império Português era de 20%, conhecido como "o Quinto".

- De cinco quilos de ouro, um quilo era de Portugal; de cinco bois, um boi era de Portugal; de cinco bodes do meu Piauí, um bode era de dom João VI. Agora, é a metade. São 76 impostos. Eu li e os pesquisei. Uns dez foram criados por esse partido que está aí; outros, aumentados, de tal maneira que nos aproximamos de 40% - disse Mão Santa.

Em seu discurso, Mão Santa também reclamou da gestão do atual governador do Piauí, Wellington Dias.

- Próximo de completar cinco anos da dobradinha petista, governador do Piauí, Wellington, e o presidente da República, Luiz Inácio, nada de especial foi conquistado. O Piauí continua o mesmo, sofrendo dos mesmos problemas, mendigando da mesma forma em Brasília, contentando-se com tapinhas nas costas e emendas parlamentares que não significam investimento certo - disse Mão Santa.

Fechamento de vara criminal

O senador aproveitou para criticar a possibilidade de fechamento da 1ª Vara Criminal de Parnaíba (PI). De acordo com Mão Santa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está em campanha para impedir a extinção da vara criminal. Segundo o senador, com o fechamento dessa vara criminal, julgamentos já marcados para agosto de 2008, serão adiados para 2010.



27/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa critica aumento da carga tributária

Mão Santa critica alta carga tributária

Mão Santa critica CPMF e carga tributária do Brasil

Mão Santa critica CPMF e carga tributária do Brasil

Mão Santa critica elevada carga tributária no país

Pavan pede diminuição da carga tributária brasileira