Mão Santa defende santas casas de misericórdia



O senador Mão Santa (PMDB-PI), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (27), defendeu as santas casas de misericórdia ao citar matéria publicada pelo jornal O Globo segundo a qual a unidade do Rio de Janeiro está "sob suspeita". De acordo com a reportagem, foram detectados em auditoria do Ministério da Saúde, entre outros problemas, desvio de verbas destinadas ao custeio de atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o senador, "é uma indecência e uma vergonha" colocar as santas casas sob suspeita. Ele pediu que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dê atenção para a unidade do Rio e também para a do Piauí.

- Santa Casa merece é respeito, aplauso e apoio - disse.

Mão Santa pediu que a Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e presidida pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP), discuta a situação das santas casas, que "estão em dificuldade".

O senador argumentou que essas instituições - criadas pela rainha de Portugal Dona Leonor - recebiam generosas doações da população, além dos recursos do governo, mas hoje contam com pouco. Na avaliação do senador, o povo fazia doações às santas casas "porque antes não tinha tanto imposto".

- Agora são 76 impostos. Qual o brasileiro que pode dar dinheiro? - indagou.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que a Santa Casa tem que ser apoiada, valorizada, protegida e defendida, porque "ela faz o que caberia ao governo fazer".

Mão Santa protestou ainda contra os pagamentos dos procedimentos do SUS, que remuneram os profissionais em R$ 2,50 por consulta e R$ 9 por uma anestesia.

27/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAGUITO ENDOSSA REIVINDICAÇÕES DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA

Renan recebe representante das santas casas de misericórdia

MAURO MIRANDA COBRA APOIO PARA SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA

Alckmin fala do programa de auxílio às Santas Casas de Misericórdia e hospitais filantrópicos

Paulo Duque sugere autorização para parcelamento de débitos das Santas Casas de Misericórdia com a União

Santa Casa de Misericórdia de Andradina recebe novos leitos