Mão Santa diz que "a barbárie" está em todo o país



O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse nesta segunda-feira (16) que a barbárie já não é um fenômeno localizado em alguns estados, mas está presente em todo o país. Ele citou como exemplo a situação em Teresina, capital do Piauí, onde a tradição da "sentinela" (velório que dura uma noite inteira) já não existe porque as pessoas têm medo de assalto.

- Morreu, enterra logo, por medo. Está todo mundo apavorado. Lá na minha cidade, os pobres botam caco de vidro nos muros e os ricos botam cerca elétrica. Norberto Bobbio [jurista e filósofo italiano] disse que o mínimo que se tem que exigir de um governo é segurança à vida, à liberdade e à propriedade. O Lula não gosta de ler, mas eu dou isso de presente a ele - disse o senador.

Mão Santa citou ainda reportagem do jornal piauiense Diário do Povo, que denuncia a perda de direitos e redução salarial dos ex-funcionários do Banco do Estado do Piauí (BEP), que foram incorporados pelo Banco do Brasil.

- O governo petista no Piauí privatizou o BEP e os ex-funcionários estão lascados - disse o senador, lembrando que o PT dizia ser contra a privatização.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse, em aparte, que o governo do PI está vivendo o "clube da falsa felicidade". Ele citou o caso da ponte de Luzilândia, pela qual lutou durante oito anos, lamentando que o governador tenha se "apropriado da obra colocando uma placa como se fosse dele". Desde então, disse Heráclito, a ponte está parada.

- O governador Wellington Dias fica anunciando que vai terminar o Porto de Luiz Correia e a internacionalização do Aeroporto de São Raimundo Nonato, mas não sabe que isso é feito por um organismo internacional. O governador foi a Portugal com uma grande comitiva para discutir arqueologia. Os jornais portugueses não deram uma nota sequer sobre essa visita. Na verdade, o governador foi passear. É uma balela - afirmou Heráclito.

Mão Santa ainda citou homenagem feita pelo jornalista Zózimo Tavares ao médico, professor universitário, ex-secretário estadual de Saúde e ex-senador Dirceu Arcoverde, que morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). O senador ressaltou a amizade que nutria por Arcoverde, classificando-o como um exemplo de homem honrado.



16/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa saúda os piauienses de todo o país

Mão Santa lamenta estado de barbárie no Brasil

Mão Santa elogia eleições na Argentina e diz que o Brasil vive uma barbárie

Mão Santa elogia pleito argentino e diz que Brasil vive uma barbárie

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o País

Vacinação de cães e gatos contra raiva está suspensa preventivamente em todo o País