Mão Santa diz que estados e municípios copiam Lula e criam novas secretarias
O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou da tribuna que -o mau exemplo do presidente Lula-, que quase dobrou o número de ministérios do governo federal, -está proliferando em todo o Brasil-. Ele disse nesta segunda-feira (21) que são poucos os estados e municípios que não estão criando novas secretarias.
- Novas secretarias exigem novos gastos, seja com o novo secretário, com assessores, com funcionários, com salas, mesas, carros, viagens e tudo mais. O dinheiro dos estados e municípios é curto, mas o mau exemplo é copiado com rapidez - observou.
Mão Santa lembrou que no governo do presidente José Sarney existiam -uns 16 ministérios-,que foram reduzidos para 12 no governo Collor e aumentados novamente para 17 com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
- agora, estamos com 40 ministros no governo do PT - disse.
Mão Santa disse ainda que a correção das tabelas de pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS) aos hospitais conveniados -precisa ser corrigida com a maior urgência-. Ele informou que as tabelas não tiveram qualquer correção no governo passado.
- Hospital que não quebrou está em situação financeira delicadíssima - afirmou, acrescentando que os valores recebidos são de -fazer vergonha-.
O senador citou o caso de um parto por cesariana, cujo ressarcimento do SUS é de R$ 300.
- Como é comum a mãe ficar internada uns quatro dias, no final o hospital recebe menos que qualquer diária de pensão de Brasília, apesar das grandes responsabilidades dos médicos e do hospital - sustentou.
Mão Santa aplaudiu, no entanto, o programa do governo Luiz Inácio Lula da Silva de pagar à família um salário para que doentes com transtornos mentais saiam de hospícios e clínicas para morar com sua família.
Em aparte, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) apoiou a crítica ao aumento do número de ministérios.
- Num momento em que há falta de dinheiro para programas básicos, criar ministérios e secretarias é um luxo que não se justifica - disse.
21/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Estados e municípios recebem R$ 60 milhões para secretarias de educação
CE deve votar projetos que criam novas novas datas comemorativas
Municípios de Santa Catarina recebem novas habilitações de rádios comunitárias
Para Mão Santa, a LRF inibiu 'a gastança desordenada' em estados e municípios
Mão Santa defende prerrogativa dos estados de criar novos municípios
Municípios de 16 estados do País recebem 100 novas Unidades Odontológicas Móveis