CE deve votar projetos que criam novas novas datas comemorativas
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) reúne-se na próxima terça-feira (13), a partir das 11h, para analisar a inclusão de várias datas comemorativas no calendário nacional.
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 203/2009, de autoria do deputado Fernando Ferro (PT-PE), institui o dia 17 de outubro como o Dia Nacional da Música Popular Brasileira. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento da compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga. O relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é favorável à matéria, que tramita em caráter terminativo.
Outro projeto (PLC 204/2009), de autoria da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), estabelece que o dia 12 de agosto será o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data foi escolhida como uma homenagem à trabalhadora rural Margarida Maria Alves, que foi a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB). Margarida foi assassinada a tiros, na frente de sua casa, em 12 de agosto de 1983.
Na justificativa do projeto, a autora mostra que a homenageada era defensora da reforma agrária e, em 12 anos à frente do sindicato, moveu mais de 600 ações trabalhistas contra usineiros da região. A relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), é favorável ao projeto, que tramita em caráter terminativo.
09/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE analisa 27 projetos que criam datas comemorativas
Comissão de Educação aprova 29 novas datas comemorativas
Projetos homenageiam profissões com datas comemorativas
Comissão vota projetos que instituem datas comemorativas
Enviados à Câmara projetos aprovados pelo Senado que criam novas universidades e escolas técnicas
CCJ deve votar novas regras para suplência de senador no dia 12 de março