Mão Santa diz que só há democracia com alternância no poder



O senador Mão Santa (PMDB-PI), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (19), defendeu a alternância no poder, numa crítica à discussão sobre a possibilidade de alteração da Constituição federal para permitir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidate a um terceiro mandato.

Mão Santa lembrou o Dia da Bandeira, comemorado nesta segunda-feira, 19 de novembro, a Revolução Francesa, com o slogan "liberdade, igualdade e fraternidade", e a luta pela instalação da democracia no Brasil.

- Nosso compromisso é com a democracia. Temos que resguardá-la. E só existe democracia se houver alternância no poder - frisou o senador.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o presidente Lula, em conversa com os senadores da bancada petista, teria garantido que não há qualquer hipótese de aprovação de projeto que lhe assegure o direito a uma nova reeleição.

Mão Santa criticou ainda a contratação de 25 mil servidores, no governo Lula, sem a realização de concurso público. Esses servidores, disse o senador, ocupam cargos com salários de R$ 41 mil em estatais como a Petrobras e receberam há poucos meses reajustes de até 140%. Na sua opinião, ações como estas abalam a democracia.

- A democracia está morrendo, se transformando em cleptocracia - disse.

A prorrogação da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) - que deve ser votada nesta semana pelo Senado, também foi criticada pelo senador, já que, conforme afirmou, o dinheiro não é destinado a seu fim, a Saúde. Ele citou casos de ocorridos no Rio de Janeiro, como a ausência de material para cirurgia, obrigando médicos a utilizarem furadeiras de marcenaria para operações neurológicas.

19/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa diz que alternância no poder fortalece a democracia

Mão Santa destaca importância da alternância do poder na democracia

Para Mão Santa, brasileiro vai optar pela alternância no poder

Mão Santa: PSC, ao lado de outros partidos, propiciará alternância no poder

Mão Santa diz que país vive seu pior momento e defende alternância no poder

Jarbas Vasconcelos pede alternância no poder e critica PT