Mão Santa: é necessário um aumento maior para o salário mínimo
O senador Mão Santa (PMDB-PI) alertou nesta segunda-feira (3) para a necessidade de aumentar o valor do salário mínimo. Ele lembrou que, quando reunia seus assessores, Juscelino Kubitschek perguntava: "Como vai o monstro?"
- Esse monstro era o povo, que pode invadir esta Casa, quebrar e tocar fogo se esse salário mínimo continuar nesse valor e se esses congressistas não tiverem a coragem se respeitar o trabalho e o trabalhador - afirmou.
Para Mão Santa, o PMDB, que apóia o governo Luiz Inácio Lula da Silva, faz exatamente o contrário, "se ajoelha e dá primazia ao capital e aos gigolôs dos bancos, do FMI, do Banco Mundial e de outras instituições internacionais". O presidente da República, aconselhou o senador, deveria se mirar no exemplo de Getúlio Vargas e trabalhar mais.
Com base no livro Universidade e a Eleição Presidencial, que reúne os debates realizados durante a campanha eleitoral de 2002 com os candidatos à Presidência da República, Mão Santa mencionou promessas feitas pelo então candidato Lula, como a de fazer a reforma da Previdência. "Mas vamos respeitar os direitos adquiridos que já estão contidos na Constituição e têm decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)", leu o senador.
- Berzoini [ministro do Trabalho e Emprego], que atormentou e infernizou a vida dos aposentados e das viuvinhas, quer também acabar com a esperança dos brasileiros. Em recente entrevista à revista Época, Berzoini disse que, apesar de ter prometido em campanha, o presidente Lula não vai conseguir dobrar o valor do salário mínimo e que vai criar, no máximo, 5 milhões de empregos e não os 10 milhões prometidos. Isto é enganar a opinião pública - concluiu.
03/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa parabeniza governador de São Paulo por aumento maior para o salário mínimo
Salário mínimo maior que R$ 545 'não é só possível, é necessário', afirma Randolfe
Oposição tenta aumento maior para o salário mínimo nesta terça-feira
Serys diz que defenderá aumento maior do salário mínimo
Mão Santa defende salário mínimo maior
Mão Santa defende salário mínimo maior