Mão Santa fala do potencial agrícola do Piauí



O senador Mão Santa (PMDB-PI) discorreu nesta terça-feira (15) sobre as potencialidades agrícolas e de agronegócios de seu estado, um dos mais bem aquinhoados em recursos hídricos no Nordeste. O Piauí já produz e exporta castanha de caju, frutas e cera de carnaúba e é o segundo maior centro de caprinocultura, dispondo de curtumes de nível internacional, informou.

Segundo ele, o delta do Parnaíba tem condições de se tornar grande centro de produção de camarão e outros crustáceos, e as fazendas da região já se preparam para exportar. O senador ressaltou ainda que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Rodrigues, afirmou nesta manhã, em audiência pública no Senado, estar no campo e nos agronegócios a saída do Brasil para sua atual crise de balanço de pagamentos.

De acordo com o ex-governador do Piauí, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conhece as belezas de grande apelo turístico e as potencialidades do estado, como o fato de ser a última fronteira agrícola do país, com 11 mil hectares de cerrado, dos quais 3 mil banhados pelo Rio Parnaíba, que já produzem 300 mil toneladas de soja, além de milho, feijão e outros grãos.

- O Piauí não pode permanecer sendo um buraco esquecido, as pessoas de Guaribas e Acauã não estão passando fome, porque dispõem de uma safra recorde de feijão. Elas precisam é de rodovias em bom estado para escoar sua produção, trocando-a por outros alimentos - disse.

Em aparte, o senador Amir Lando (PMDB-RO) afirmou que o sertão piauiense se tornou um jardim de produção graças ao denodo de seus habitantes. Também em aparte, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que o Piauí tem obrigação de preservar seus mananciais de água doce, cuidando das florestas e dos rios, apesar do Brasil deter a confortável posição de possuir 3% da população mundial e 12% das reservas de água doce do planeta.

Exposição

O senador Mão Santa anunciou ainda a realização de uma Exposição de Artesanato do Piauí, na Galeria Senado, a ser inaugurada nesta quarta (16), permanecendo aberta ao público até o final do mês. Para ele, os 10 mil artesãos do estado representam uma grande riqueza porque geram renda e bem-estar para a população.



15/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa destaca potencial turístico do Piauí

Biblioteca Rural ajuda a desenvolver potencial agrícola da região

EDUARDO DEFENDE ZONEAMENTO DA AMAZÔNIA E CENTRO-OESTE PARA EXPLORAR POTENCIAL AGRÍCOLA

Wellington Dias pede atenção com potencial energético de Maranhão e Piauí

Zoneamento agrícola orienta o plantio de feijão-de-corda no Piauí e Maranhão

TURRA FALA À TV SENADO SOBRE CRESCIMENTO DO SETOR AGRÍCOLA