Mão Santa lamenta que 65% dos brasileiros achem que violência vai aumentar



Para 65% dos brasileiros, a violência no Brasil tende a aumentar; para 20%, a nota dada para segurança pública foi um. Esses são dados da pesquisa DataSenado, que entrevistou 1.068 pessoas em 130 municípios brasileiros, divulgada na última quarta-feira (18) e tema do discurso do senador Mão Santa (PMDB-PI) em Plenário nesta quinta (19).

- O sentimento da população brasileira é de que a violência é um fenômeno que não pára de crescer no País. Hoje é maior do que nos últimos 12 meses e vai aumentar - lamentou o senador.

Mão Santa elogiou a Secretaria de Comunicação Social do Senado, à qual é vinculada o DataSenado, pela realização da pesquisa. O senador comentou outros resultados apontados pela pesquisa, como a avaliação da população que a Força de Segurança Pública deve atuar nas ruas, auxiliando no combate à violência; a necessidade de endurecimento das penas e de um orçamento fixo para a Segurança Pública; e a instituição da pena de prisão perpétua.

Mão Santa enumerou as supostas causas do aumento da violência na opinião dos entrevistados: impunidade; tráfico e consumo de drogas, falta de ensino, ausência do Estado e desemprego.

"Sealopra"

Mão Santa aproveitou a ocasião para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela decisão de nomear Mangabeira Unger para a nova Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo, apelidada por ele de "Sealopra". O apelido seria uma referência ao termo "aloprados", utilizado pelo presidente Lula para definir seus correligionários petistas envolvidos no escândalo do dossiê contra a candidatura de José Serra ao governo de São Paulo durante as eleições do ano passado.

- Marisa [atual primeira-dama], mulher extraordinária, não deixe o presidente Luiz Inácio se cercar de mais um aloprado - pediu o parlamentar.



19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa lamenta volta da inflação e aumento da violência

Mão Santa lamenta que violência tenha tomado conta do país

Investimentos de US$ 4 milhões irão aumentar acesso de brasileiros à Justiça

Programa da Ancine pode aumentar venda de conteúdos brasileiros

Brasil quer aumentar número de estudantes brasileiros no Japão

Governo quer aumentar exportação de produtos brasileiros para China