Mão Santa não quer presídio federal no Piauí



O senador Mão Santa (PMDB-PI) ocupou a tribuna do Senado na tarde desta segunda-feira (31) para mandar um recado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos: o Piauí não aceitará em seu território a implantação de uma penitenciária federal nem tampouco permitirá que o narcotraficante Fernandinho Beira-Mar seja transferido para uma das cadeias do estado.

- O Piauí já conviveu com o crime organizado, comandado pelo coronel da Polícia Militar, Correia Lima. Eu o prendi. Nós resolvemos os nossos problemas, então, que cada estado resolva os seus. Espero que o presidente Lula, filho da democracia e do voto, entenda que só na ditadura se faz uma coisa dessas contra o povo. E o povo do Piauí não aceita esse tipo de tratamento - afirmou Mão Santa.

Em vez de uma penitenciária federal, explicou Mão Santa, o Piauí pleiteia a construção de uma refinaria de petróleo, a conclusão do porto de Luís Correira e do hospital federal ligado à universidade. O estado, acrescentou o senador, também quer a ajuda do governo para aprimorar a Academia da Polícia Militar e da Polícia Civil, a Faculdade de Bacharéis de Segurança Pública e reforçar as unidades presidiárias já existentes.

Citando estudo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Mão Santa informou que o Piauí detém a menor taxa de homicídios e outras violências praticadas contra pessoas de qualquer idade. São 5,5 casos para cada 100 mil habitantes. Ele comparou este número com Pernambuco, que possui o pior índice do Nordeste: 42,7 casos a cada 100 mil.

O baixo índice de criminalidade registrado no Piauí, segundo o senador Almeida Lima (PDT-SE), que ofereceu aparte a Mão Santa, decorre da ação competente das administrações estaduais. Ele disse que em vez de estar sendo -punido- com a implantação de uma penitenciária federal, o estado deveria ser premiado, receber estímulos através da alocação de recursos orçamentários.

Já o senador Efraim Morais (PFL-PB) propôs a união dos parlamentares nordestinos em defesa da região. Ele disse que em vez de levar presídios para o Nordeste, o governo federal deveria patrocinar grandes obras que combatam as desigualdades regionais e gerem empregos para a população. O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) destacou a atuação de Mão Santa nesses primeiros meses como senador e discordou da intenção do governo de levar a penitenciária para o Piauí.



31/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa critica governos federal, do Piauí e do Distrito Federal

Paulo Octávio não quer a construção de presídio federal em Brasília

Mão Santa questiona publicidade dos governos federal e do Piauí

Mão Santa reclama recuperação de estrada federal no Piauí

Mão Santa espera ajuda do governo federal para enchente no Piauí

Mão Santa pede ajuda do governo federal para a saúde no Piauí