Paulo Octávio não quer a construção de presídio federal em Brasília
Tendo recebido em seu gabinete uma comissão de juízes titulares de varas de execução penal preocupados com a idéia da construção de um presídio de segurança máxima no Distrito Federal, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) manifestou-se nesta terça-feira (11) contrário à idéia.
- Julgo absolutamente equivocada qualquer proposta que preveja a instalação de presídios em áreas densamente povoadas. Os presídios, sobretudo os de segurança máxima, devem ser construídos em locais isolados - afirmou ele.
De acordo com o parlamentar, fatos recentes demonstram que a existência desses estabelecimentos em grandes cidades é altamente perniciosa para a sociedade. Como exemplo, ele citou os transtornos ocorridos no Rio de Janeiro, supostamente comandados de dentro dos muros do complexo penitenciário de Bangu.
Os juízes que estiveram em seu gabinete, segundo o senador, mostraram-se preocupados com a possível transferência de chefes de facções criminosas para o Distrito Federal. Eles também argumentaram que Brasília abriga inúmeras autoridades nacionais, além de representações diplomáticas estrangeiras, o que tornaria imprevisíveis as conseqüências da vinda de condenados para a cidade.
Paulo Octávio fez um apelo ao governo federal para que desautorize qualquer iniciativa relacionada com a transferência de delinqüentes para o Distrito Federal. Em aparte, o senador Demonstenes Torres (PFL-GO) também se manifestou contra a iniciativa.
11/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Octávio condena construção de presídio no DF e quer explicações de ministro
Paulo Octávio manifesta-se contrário à construção de presídio de segurança máxima no DF
Construção de presídio federal em Brasília poderá ser proibida
Paulo Octávio reivindica para Brasília um Centro Federal de Educação Tecnológica
Paulo Octávio quer programa de alfabetização na construção civil
Paulo Octávio quer sede de nova empresa pública em Brasília