Mão Santa pede equilíbrio entre os três Poderes



O senador Mão Santa (PMDB-PI), em discurso nesta quinta-feira (17), ressaltou a importância dos valores democráticos e do respeito aos três Poderes. O parlamentar avaliou que o Poder Executivo, representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está "forte demais, com dinheiro demais e comunicação demais". Ele citou o ex-presidente da França François Mitterrand - que, segundo Mão Santa, defendeu o "fortalecimento dos contrapoderes" -, para pedir:

- Luiz Inácio, ao menos isso! O presidente tem de fortalecer este Poder e fortalecer o outro Poder. É aí que está o equilíbrio. Não vemos isso no Brasil!

Segundo Mão Santa, há "uma coisa mais importante do que o governo, que é Deus e o povo" e os parlamentares também são representantes do povo. Em sua avaliação, a quantidade de medidas provisórias editadas pelo presidente Lula atrapalha a principal função do Legislativo:

- Tiraram nossa principal razão: fazer leis boas e justas; só carimbamos as medidas provisórias, vez por outra conseguimos melhoriazinhas e em casos excepcionais, como aquele imposto - disse, numa referência à rejeição da continuação da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ( CPMF ), em dezembro de 2007.

Mão Santa aproveitou para informar os colegas sobre a candidatura de sua mulher, Adalgisa, à prefeitura de Parnaíba (PI).



17/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa diz que o equilíbrio entre os Poderes favorece a democracia

Ana Amélia pede harmonia e tolerância entre os três poderes

Papaléo: MPs ameaçam equilíbrio entre Poderes

Collor manifesta preocupação com equilíbrio entre os poderes e legitimidade das instituições públicas

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende maior equilíbrio entre os Poderes

Presidente do STF espera colaboração entre os Três Poderes