Mão Santa pede reajuste de tabelas dos hospitais conveniados ao SUS



O senador Mão Santa (PMDB-PI) pediu nesta terça-feira (22) o reajuste das tabelas de pagamento dos hospitais e outras unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, dos 40% de reajuste autorizados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para as operadoras de planos de saúde desde 1999, nada foi estendido aos chamados prestadores.

O setor, argumentou o senador, tem sofrido com o aumento de custos de impostos e tarifas, além das despesas com compra e modernização de equipamentos. Para responder à necessidade de diminuição de custos, hospitais e clínicas têm optado muitas vezes pela desativação de leitos e até pelo encerramento de atividades. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) citados por Mão Santa dariam conta da perda de 80 mil leitos na última década.

- Os estabelecimentos de saúde, como qualquer outra empresa, precisam gerar resultados para honrar seus compromissos. Esperamos que o governo consiga restabelecer uma relação sadia entre as empresas tomadoras, os prestadores de serviços e usuários a fim de que o paciente seja bem atendido - disse o senador.

Mão Santa também chamou a atenção para outros problemas vividos pelo setor de saúde. Uma deles é a exclusão do segmento do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições (Simples). A princípio, a inclusão dos hospitais no Simples - juntamente com casas lotéricas, franquias de correio, creches e auto-escolas - estava prevista na Medida Provisória (MP) nº 66, conhecida como mini-reforma tributária, mas foi vetada quando da conversão da MP no Projeto de Lei nº 10.637/02.

- Não é possível conceber tal discriminação. Atentamos para o fato de que ao se ter uma alíquota menor, a capacidade de recolhimento dos estabelecimentos será naturalmente maior - afirmou Mão Santa.



22/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tourinho pede reajuste das tabelas do IR e restituição até dezembro de cada ano

Mozarildo pede reajuste nas tabelas de serviços médicos pagos pelo SUS

Ana Amélia cobra reajuste de tabelas para laboratórios

Senado aprova reajuste das tabelas de Imposto de Renda

Mão Santa pede pressa na votação do reajuste das aposentadorias

Pavan pede correção das tabelas do Imposto de Renda