Mão Santa pede pressa na votação do reajuste das aposentadorias



O senador Mão Santa (PSC-PI) fez um apelo nesta quarta-feira (5) para que o presidente do Senado, José Sarney, inclua na pauta de votação da próxima semana a medida provisória (MP 475/09) que reajusta as aposentadorias em 7,72% e acaba com o fator previdenciário. A matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados na noite de terça-feira (4).

Mão Santa apelou para "a generosidade e a bondade" do presidente do Senado, citando o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, o qual teria dito que "a velhice é uma tristeza; desamparada, é uma desgraça".

Para o senador, o reajuste das aposentadorias e pensões da Previdência Social acima de um salário mínimo e o fim do fator previdenciário são medidas que já deveriam ter sido tomadas há mais tempo. Ele afirmou que a aprovação dessas medidas é uma forma de demonstrar "gratidão e reconhecimento aos que já trabalharam".

Mão Santa afirmou que "o melhor da obra" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a valorização do trabalho e do trabalhador. Ele citou como exemplo o aumento do salário mínimo de US$ 70 para mais de US$ 250 durante os dois mandatos de Lula.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse, em aparte, que não vê motivos para o Senado deixar de votar na próxima semana a MP 475/09, pois já debateu o assunto por dois anos.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que recebeu e-mail de um aposentado dizendo que já estava cansado com a discussão e perdendo as esperanças. Além disso, o aposentado não conseguia entender como o presidente Lula pode querer vetar o reajuste das aposentadorias.



05/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede confirmação da data para votação do veto a reajuste de aposentadorias

Paim pede votação do projeto que dá a aposentadorias mesmo reajuste do salário mínimo

Flexa Ribeiro pede apreciação dos vetos e votação de reajuste de aposentadorias pela Câmara

Reajuste das aposentadorias: Jucá promete pressa, mas diz que mudará o texto da Câmara

Mário Couto pede votação do projeto que determina o reajuste das aposentadorias pelo mesmo índice do salário mínimo

Paulo Paim cobra votação do reajuste das aposentadorias e do fim do fator previdenciário