Mão Santa pede renúncia de presidente da Câmara dos Deputados
O senador Mão Santa (PSC-PI) pediu a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, por não ter colocado em votação os projetos de lei que beneficiam aposentados e pensionistas, como prometera a outros parlamentares. O senador afirmou que Temer não tem, também por isso, o direito de pleitear se candidatar a vice-presidente da República.
Os projetos são o que acaba com o fator previdenciário ; o que repõe as perdas das aposentadorias; e o que vincula o reajuste de aposentadorias e pensões ao mesmo percentual do reajuste dado ao salário mínimo.
Mão Santa disse que a Câmara quer contrariar o pensamento do ex-presidente americano Abraham Lincoln, segundo o qual "se pode enganar a todos por algum tempo, ou a poucos por muito tempo, mas não a todos por todo o tempo". O senador disse que a Câmara dos Deputados já está sendo chamada de "Câmara de gás", por estar matando os aposentados.
O senador criticou a Câmara por ter realizado na segunda-feira (29) uma sessão solene em homenagem ao Dia dos Aposentados, transcorrido em 24 de janeiro. Para Mão Santa, a realização da homenagem em data tão distante da real foi "uma incoerência, um deboche".
- Eu fiz as contas: para pagar todos os velhinhos, dá um bilhão e duzentos milhões [de reais]. O [presidente] Luiz Inácio [Lula da Silva] já deu para os países vizinhos um bilhão e 500 milhões. Minha mãe me ensinou que a caridade, para ser boa, começa em casa - afirmou o parlamentar.
30/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa pede intervenção na Câmara dos Deputados
Renan nega atrito com presidente da Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai visita Sarney
Presidente da Câmara diz que acredita na aprovação da MP dos Portos pelos deputados
Sarney recebe visita do presidente da Câmara dos Deputados da Austrália
Henrique Eduardo Alves é o novo presidente da Câmara dos Deputados