Mão Santa pede solução para greve de policiais federais



O senador Mão Santa (PMDB-PI) manifestou em discurso nesta sexta-feira (23) sua inquietação com a greve dos policiais federais, que já dura dois meses e tem afetado, segundo destacou, "a segurança e a ordem da sociedade". Ele apelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que abra o diálogo com a categoria a fim de colocar fim ao impasse e evitar que o crime organizado aumente ainda mais sua atuação no território nacional.

- Esse negócio de crime organizado não deve existir. Quem tem que ser organizado é o governo e não os bandidos - afirmou o senador, ao demonstrar sua preocupação com os efeitos da greve, especialmente no controle do narcotráfico e das fronteiras do país.

Para o parlamentar piauiense, o governo precisa se conscientizar da relevância e qualidade dos serviços prestados pelos policiais federais. Em sua opinião, a Polícia Federal é uma instituição tão boa quanto qualquer outro órgão internacional similar, como o Federal Bureau of Investigation (FBI), ou a Scotland Yard, da Inglaterra.

Além do mais, acrescentou, a motivação dos grevistas é justa pois eles reivindicam o cumprimento de uma legislação que eleva seus salários. A dificuldade alegada pelo governo para não atender às solicitações da categoria, notou Mão Santa, é a carência de recursos. "Os grevistas têm razão mas estão sendo tratados como se não tivessem. E isso é paradoxal quando se tem um presidente formado em movimentos sindicais e grevistas na mesma natureza", disse o senador.

Em sua opinião, o presidente Lula não tem manifestado a "mais remota sensibilidade com a causa, mas sim intransigência com o movimento". Também o senador Alberto Silva (PMDB-PI), em aparte, pediu uma solução para a greve, sugerindo que o Senado discuta o problema em uma de suas comissões temáticas. "Nos sabemos quanto vale a PF para o combate ao narcotráfico e a defesa das nossas fronteiras", observou ele. Também o senador Edison Lobão (PFL-MA) aprovou as posições de Mão Santa e disse que o Senado está disposto a ajudar para por fim à greve.



23/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa pede pressa ao governo sobre greve dos policiais federais

Mão Santa pede uma solução para a greve dos médicos residentes

Mão Santa pede solução para greve de médicos residentes

Mozarildo pede ao governo que negocie fim da greve dos policiais federais

Policiais federais pedem ajuda de Sarney para sair da greve

Tebet quer rápida solução para greve nas universidades federais