Mão Santa quer ampliar acesso de carentes ao financiamento estudantil



O senador Mão Santa (PMDB-PI) reivindicou a ampliação do acesso de estudantes universitários carentes ao Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

- Essa é a única possibilidade que tem o estudante pobre de pagar seus estudos - comentou, afirmando que apenas um em cada dez alunos de faculdades e universidades privadas que recorrem ao benefício é atendido.

Atualmente, a iniciativa contempla 240 mil universitários no país, que recebem um crédito para financiar até 70% do valor da semestralidade escolar. Fechado no primeiro semestre de 2003, o FIES só deverá disponibilizar 70 mil vagas no próximo semestre. Com a oferta de vagas aquém da demanda, Mão Santa observa que a situação tem contribuído para aumentar a inadimplência nas instituições privadas de ensino superior.

- São dramáticos e comoventes os apelos dos pais que procuram os políticos para externar o sentimento de indignação, com o fechamento do FIES, ao sentirem que está cada vez mais perto o fechamento da porta da esperança do futuro de seus filhos - declarou. Segundo afirmou, dos 2,5 milhões de alunos de universidades privadas, cerca de 2,25 milhões não têm acesso a esse financiamento.

Diante desse quadro, o senador pelo Piauí cobra uma solução rápida para o problema, que está impulsionando a inadimplência estudantil e o desequilíbrio financeiro das universidades particulares. Mão Santa chegou até a sugerir o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ampliar o acesso ao FIES. E sustentou que -um país que arroga para si o título de civilizado tem o dever de buscar alternativas para resolver o complicado problema do ensino universitário-.



16/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Com financiamento estudantil só não estuda quem não quer, afirma Dilma

Eduardo quer acabar com exigência de fiador para financiamento estudantil

Agro 2000 - Nossa Caixa Nosso Banco quer ampliar participação no financiamento agrícola

Walter Pinheiro quer mais banda larga para ampliar acesso a tecnologias

Lúcia Vânia quer voto facultativo e financiamento misto para ampliar participação da mulher na política

Financiamento estudantil terá incremento de R$ 2,5 bilhões