Mão Santa rebate governo e diz que Previdência não quebra com reajuste aos aposentados
O senador Mão Santa (PSC-PI) disse nesta segunda-feira (31) que o governo não engana os senadores quando diz que o reajuste das aposentadorias aumentará "o rombo da Previdência". Ele afirmou que o governo falseia os dados referentes aos recursos da Previdência.
Mão Santa disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Luiz Inácio "é gente boa", e culpou "os aloprados do governo" que, segundo afirmou, "tiram o dinheiro da Previdência e empregam no que querem ao seu bel prazer". O senador frisou que, se o dinheiro recolhido dos trabalhadores for bem aplicado, a Previdência não quebra.
- Dizer para nós, senadores, que a Previdência vai falir, que não dá certo, que o ministro não pode pagar? Não é ministro que vai pagar aposentadoria nem o presidente. Cada um de nós é que paga a sua própria aposentadoria - disse o senador.
Mão Santa assinalou que um trabalhador que inicie sua carreira aos 16 anos e se aposente compulsoriamente aos 70 anos de idade, terá pagado à Previdência por sua aposentadoria ao longo de 54 anos. Ele ressaltou que a média de vida do brasileiro é de 72 anos.
- No Brasil se instalou um governo do tripé: mentira, corrupção e incompetência. Essa é a verdade - afirmou.
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse, em aparte, que alguns não entendem a defesa dos aposentados feita pelos parlamentares no Congresso Nacional. Ele citou o líder sul-africano Nelson Mandela que, ao tomar posse como presidente, pediu ao povo que se mobilizasse e pressionasse seu governo para que as mudanças acontecessem.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) concordou com Paim, mas lamentou que no Brasil os partidos da chamada esquerda e as forças da sociedade organizada foram usados para segurar as pressões populares.
- A gente não vê mobilização no sentido de propostas alternativas. Nós regredimos ideologicamente - afirmou.
31/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim reafirma que Previdência não quebra com reajuste de aposentadorias e fim do fator previdenciário
Garibaldi discute reajuste de aposentados com ministro da Previdência e senadores, mas não há acordo
Mão Santa: veto ao reajuste para aposentados deve ser derrubado
Mão Santa: desvincular salário mínimo do reajuste da Previdência "será uma desgraça total"
Tebet pede que governo pague logo reajuste aos aposentados
Paulo Paim: 'Governo tem, sim senhor, dinheiro para pagar o reajuste dos aposentados'