Mão Santa registra lançamento de livro com memórias da Constituinte
O senador Mão Santa (PMDB-PI) registrou o lançamento, na noite desta segunda-feira (8), no Piauí, do livro "Até parece que foi ontem (Memórias da Constituinte)", de autoria do ex-deputado federal Jesus Tajra, sobre os 20 anos de promulgação da Constituição Federal, comemorados em 2008.
O livro traz trechos de discursos e apartes feitos por Tajra na época, quando o empresário integrava a Assembleia Nacional Contituinte. Mão Santa citou trechos de discursos de Tajra. Entre eles, os que foram feitos em apoio às pequenas empresas e contra o excesso de carga tributária, contra a propaganda do fumo, pela isenção de impostos para taxistas e sobre a função dos meios de comunicação social. A obra contou com a colaboração do jornalista Zózimo Tavares, que selecionou os discursos, explicou Mão Santa.
Segundo o senador, Tajra afirma ter trabalhado para que a Carta fosse duradoura, o que não ocorre atualmente, já que "todo mundo quer emendar alguma coisa": o texto já recebeu mais de 60 emendas e outras 500 propostas estão em análise no Congresso Nacional. Mão Santa lembrou que a Carta dos Estados Unidos tem mais de 200 anos e raras emendas. E que a Constituição de 1924 durou 60 anos e recebeu apenas uma emenda.
Apesar disso, disse, a promulgação da Constituição deu a Tajra a "satisfação do cumprimento da missão". O senador afirmou que promulgação do novo texto constitucional e foi uma grande vitória do povo brasileiro, já que em nenhuma outra houve tão amplo debate ou a participação de todos os segmentos da sociedade.
Em aparte, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) ressaltou as qualidades de "empresário vitorioso" de Jesus Tajra, e salientou que o livro registra 20 anos de história.
08/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa registra lançamento de livro de Álvaro Pacheco
Iniciada cerimônia de lançamento do livro sobre a Constituinte
Marina registra lançamento de livro
Mão Santa agradece presença em lançamento de livro
Mais de 30 senadores vão ao lançamento de livro sobre Mão Santa
Lançamento: Livro registra em fotos 300 anos dos negros no Brasil