Mão Santa registra lançamento de livro de Álvaro Pacheco
O poeta piauiense Álvaro Pacheco foi homenageado em Plenário, nesta segunda-feira (14), pelo senador Mão Santa (PMDB-PI). O poeta lançou o livro Vaso Etrusco no último sábado (12), no Rio de Janeiro, com a presença do parlamentar.
- Foi uma festa piauiense no Rio de Janeiro - saudou Mão Santa, que relembrou grandes nomes da literatura de seu estado, destacando a importância cultural e política do Piauí para o Brasil.
Mão Santa defendeu o nome de Álvaro Pacheco para ocupar a vaga deixada pelo jurista piauiense Evandro Lins e Silva - falecido no fim de 2002 - na Academia Brasileira de Letras.
O senador enalteceu ainda o poeta Costa e Silva, também piauiense, que, por ser negro, teve seu nome vetado no Itamaraty pelo próprio Barão do Rio Branco. Segundo Mão Santa, o filho do poeta, Alberto Costa e Silva, tornou-se diplomata para -vingar a memória- do pai. O parlamentar registrou o convite, aceito por Alberto Costa e Silva, para visitar as cidades de Teresina e Parnaíba.
Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) também elogiou a obra de Álvaro Pacheco e lembrou o nome do falecido político piauiense Petrônio Portela. O presidente do Senado, José Sarney, manifestou satisfação por presidir a sessão no momento em que Mão Santa homenageou -um dos grandes poetas do Brasil-.
14/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa registra lançamento de livro com memórias da Constituinte
Marina registra lançamento de livro
Mão Santa agradece presença em lançamento de livro
Mais de 30 senadores vão ao lançamento de livro sobre Mão Santa
Lançamento: Livro registra em fotos 300 anos dos negros no Brasil
Pavan registra lançamento de livro sobre grandes pintores