Mão Santa: Senado garante a democracia
O senador Mão Santa (PMDB-PI), destacou, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (6), a "força" do Senado brasileiro. O senador lembrou que se trata de uma instituição de 183 anos de idade e disse que ela está em um dos momentos de maior produtividade da sua história, uma vez que "nunca antes" havia funcionado às segundas e sextas-feiras, de acordo com o senador.
- O Senado é a vanguarda que garante a democracia - disse.
Mão Santa disse ainda que nessa Casa alguns dos homens mais importantes do país, incluindo dois ex-presidentes da República, fazem pronunciamentos. O senador reconheceu que o Senado tem erros - "bezerros de ouro, falcatruas, sempre existiram", afirmou - e já foi até fechado pela ditadura. Mas a história e a moral da instituição são maiores do que os problemas, opinou.
O senador afirmou ainda que o Poder Executivo tem a chave do cofre, "manda na mídia", mas não manda no Legislativo. Mão Santa alertou para a situação de países vizinhos, como Equador, Venezuela e Cuba, onde o Legislativo, disse, foi sufocado pelo Executivo.
O representante do Piauí afirmou ainda que a sociedade não agüenta mais tanta violência, de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira. A mesma pesquisa apontou, destacou Mão Santa, altos índices de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (50% consideram o governo ótimo ou bom).
O senador citou alguns casos de violência que vêm chocando a sociedade, como o de uma advogada que foi assassinada recentemente em Teresina (PI) e dos jovens de classe média que espancaram uma empregada doméstica no Rio de Janeiro (RJ) na semana passada. Mão Santa pediu que o presidente Lula "acorde" e solucione o problema da violência.
- Luiz Inácio está dormindo nos ares. Precisa acordar e ver a falta de esperança dos brasileiros. Peço que o presidente se dedique a acabar com a violência- disse.
06/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado é fruto da democracia, diz Mão Santa
Mão Santa ressalta importância do Senado para a democracia
Mão Santa assinala importância do Senado para a democracia e cumprimenta Sarney pelos 80 anos
Mão Santa garante que CSS está sendo vista com reservas e não passará no Senado
Mão Santa diz que abuso de MPs é atentado à democracia
Mão Santa: Legislativo é instrumento da democracia