Mão Santa volta a criticar artigo que deprecia o Piauí



O senador Mão Santa (PMDB-PI) voltou a ocupar a tribuna, nesta sexta-feira (14), para criticar artigo do jornalista Paulo Henrique Amorim divulgado no blog Conversa Afiada, que, em sua opinião, deprecia o estado do Piauí.

No artigo citado por Mão Santa, o jornalista afirma que "a elite branca (e no caso da elite de São Paulo, também separatista) não gosta de ninguém da base aliada do Presidente Lula e muito menos se for nordestino", acrescentando: "imagine se Renan Calheiros fosse do Piauí...". Ao fazer essas afirmações, disse o senador, o jornalista demonstrou ignorância a respeito do estado.

Mão santa afirmou que o estado do Piauí "é um centro cultural", conta com quatro faculdades de Medicina e é um dos estados brasileiros que realiza transplantes de coração. Ele lembrou, ainda, que está localizada no estado a escola secundária recentemente considerada a melhor do país.

- Se Renan tivesse nascido no Piauí, teria se inspirado em Petrônio Portela, presidente do Senado por duas vezes; uma delas convidado pelos militares para ser o primeiro presidente civil do Senado - disse Mão Santa.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou que também ele havia registrado em Plenário manifestações depreciativas a respeito dos estados do Norte. Ele citou o jurista, ministro da Justiça no governo José Sarney e ex-consultor-geral da República, Saulo Ramos, que em seu livro, O Código da Vida, trata a Amazônia como "uma terra sem lei, perigosa, repleta de grileiros, pistoleiros e ladrões".

Mozarildo também lembrou que, em julho, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, se referiu às Regiões Norte e Nordeste como as que "possuem mais corrupção e coincidentemente onde há mais analfabetos".

- Eu não consigo aceitar desculpas, por que não são pessoas incultas, não é preconceito inocente: é proposital e depreciativo para a região - disse Mozarildo.

O senador Paulo Paim (PT-RS), que presidia a sessão, prometeu telefonar para o jornalista Paulo Henrique Amorim, que, em sua opinião, não teve a intenção de ofender o Piauí.



14/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa volta a criticar o governo do Piauí

Mão Santa volta a criticar governo do Piauí

Mão Santa volta a criticar o PAC

Mão Santa volta a criticar programa Fome Zero

Mão Santa volta a criticar a criação da TV Brasil

Mão Santa volta a criticar excesso de impostos