Mapa da violência contra a mulher mostra a realidade do país, diz Wellington Dias



Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Wellington Dias (PT-PI) chamou a atenção para o Mapa da Violência contra a Mulher 2012, que, conforme afirmou, mostra uma realidade cruel no Brasil, onde uma mulher é morta a cada duas horas.

O senador disse que ex-namorados, maridos e companheiros são os principais responsáveis pelas agressões contra as mulheres, muitas vezes cometidas no próprio ambiente doméstico.

De acordo com a pesquisa, divulgada pelo Ministério da Justiça, em um grupo de 87 países, o Brasil ficou em 7º lugar em número de agressões contra as mulheres, com 4.297 casos, ou 4,4 assassinatos em um grupo de 100 mil habitantes. De acordo com o senador, o Piauí foi o estado brasileiro com o menor número de agressões, com 2,6 casos para 100 mil habitantes. O mais violento é o Espírito Santo, com 9,4 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes.

Em aparte, a senadora Ana Rita (PT-ES), manifestou apoio a Wellington Dias, e disse que as autoridades brasileiras devem se engajar para aplicar a legislação em defesa da mulher em toda a sua plenitude. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também afirmou que os dados da violência no país exigem medidas enérgicas e urgentes das autoridades.



15/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo: realidade da violência contra a mulher é estarrecedora

Pesquisa mostra percepção masculina sobre violência contra a mulher

Alvaro Dias diz que violência contra a mulher baseia-se na discriminação contra o sexo feminino

CPI da Violência contra a Mulher é prorrogada por 120 dias

CPI coleta informações sobre violência contra a mulher no sul do país

Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher intensifica campanhas pelo País