Maranhão e Distrito Federal já cancelaram contratos com a Cruz Vermelha Brasileira



Se a contratação da Cruz Vermelha Brasileira para gerir o Hospital do Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB), continua em vigor, já foram desfeitas as parcerias entre a entidade e as secretarias estaduais de saúde do Maranhão e do Distrito Federal. Essa informação foi repassada, nesta quinta-feira (22), em audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

VEJA MAIS

Enquanto deficiências no serviço prestado teriam motivado a suspensão do contrato no Maranhão, o acerto foi cancelado no Distrito Federal antes mesmo de a Cruz Vermelha começar a prestar serviços.

O secretário de Saúde do Maranhão, Jorge Murad, não compareceu ao debate para prestar maiores esclarecimentos sobre o assunto, mas o secretário de saúde do Distrito Federal, Rafael de Aguiar Barbosa, informou que o contrato firmado no governo passado foi cancelado e está sendo questionando na Justiça pela Cruz Vermelha.

A princípio, os representantes da saúde pública presentes no debate não se mostraram contrários à execução desses serviços por terceiros. Para o assessor do Ministério da Saúde Paulo Cesar Lorenzato, o foco dessa parceria deve ser a oferta de serviços de qualidade ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde). E, em caso de desvios, como compras sem licitação, ele observa que o gestor pode não apenas ser desabilitado, mas também responder criminalmente.

Já Rafael Barbosa disse acreditar que as organizações sociais têm um papel no sistema público de saúde, mas devem exercê-lo dentro de critérios de transparência, ética e qualidade. De qualquer modo, o secretário de saúde do DF considera a montagem de parceria público-privada uma melhor opção para o setor.

- Para mim, as organizações sociais não deixam legado nenhum, mas um monte de problemas. Já na parceria público-privada, ficam a área construída e equipamentos. O grande desafio é buscar parceiros com credibilidade e reconhecimento - admitiu Rafael Barbosa.



22/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Encerrada homenagem à Cruz Vermelha Brasileira

Senadores comemoram centenário da Cruz Vermelha Brasileira

Senado homenageará centenário da Cruz Vermelha Brasileira

Senado homenageia Cruz Vermelha Brasileira pelo seu centenário

Eduardo Siqueira Campos registra aniversário da Cruz Vermelha Brasileira

Presidente da Cruz Vermelha visita Sarney