Senado homenageará centenário da Cruz Vermelha Brasileira
A hora do expediente da sessão plenária da próxima quinta-feira (12) será dedicada a discursos em homenagem ao centenário da Cruz Vermelha Brasileira, conforme requerimento aprovado nesta terça-feira (10) pelo Plenário do Senado. A proposta partiu do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).
Fundada em 5 de dezembro de 1908, a Cruz Vermelha Brasileira é uma sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. É a única sociedade nacional reconhecida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro.
Seu primeiro presidente foi Oswaldo Cruz, médico, patrono da saúde pública no Brasil, responsável pelas principais campanhas sanitaristas do início do século 20 no Rio de Janeiro. A Cruz Vermelha Brasileira tem representação nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e no Distrito Federal.
A instituição foi declarada de utilidade pública internacional pelo Decreto Nº 9.620, de 1912 e faz parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e da Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
10/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia Cruz Vermelha Brasileira pelo seu centenário
Senadores comemoram centenário da Cruz Vermelha Brasileira
Encerrada homenagem à Cruz Vermelha Brasileira
Eduardo Siqueira Campos registra aniversário da Cruz Vermelha Brasileira
Maranhão e Distrito Federal já cancelaram contratos com a Cruz Vermelha Brasileira
Senado homenageará centenário de Abdias Nascimento