Senado homenageia Cruz Vermelha Brasileira pelo seu centenário



O Senado Federal prestou, nesta quinta-feira (12), uma homenagem à Cruz Vermelha Brasileira pelo centenário de sua fundação, transcorrido no dia 5 de dezembro de 2008. Estiveram presentes em Plenário o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Luiz Fernando Hernandes, e o vice-presidente, contra-almirante Eimar Eli de Araújo, além de outras autoridades.

No início da sessão, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) - que apresentou o requerimento de homenagem - chamou a atenção para a possibilidade de a Cruz Vermelha Brasileira liderar no país uma grande mobilização em favor da melhoria do sistema de saúde pública. Ele justificou sua proposta lembrando os exemplos de solidariedade que a instituição deu à Humanidade, nos momentos mais dramáticos e conturbados da história.

- Eu me pergunto se não seria este o momento de a convocarmos [a instituição], dotando-a de meios e recursos para que possa entrar na batalha pela complexa saúde, [recrutando] os que já lutaram em outras guerras, como a que foi vencida por Oswaldo Cruz, o primeiro presidente da entidade - disse.

Romeu Tuma (PTB-SP) destacou a importante da participação da Cruz Vermelha na libertação de seis reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia Farc há alguns dias, nas selvas colombianas, por 18 militares em dois helicópteros do Exército Brasileiro. Tuma pediu ainda o apoio da Cruz Vermelha da Suíça para ajudar a encontrar os três homens daquele país responsáveis por espancar e navalhar a brasileira Paula Oliveira, em Zurique.

Marcelo Crivella (PRB-RJ), elogiando a organização pelo trabalho voltado tanto para o resgate de feridos em campos de batalha quanto para a ajuda de vítimas de calamidades naturais, defendeu a aprovação de projeto de lei de sua autoria - PLS 110/04 - que concede à Cruz Vermelha 0,15% da arrecadação líquida das loterias federais.

Eduardo Suplicy (PT-SP), que apresentou voto favorável ao projeto de Crivella na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), também se posicionou favoravelmente à ampliação dos repasses de verbas públicas para a entidade. Suplicy também pediu a colaboração da Cruz Vermelha Suíça junto às autoridades policiais do país a fim de que os responsáveis pela violência contra a brasileira Paula Oliveira sejam identificados e punidos.

Parabenizando o órgão pela importante missão que desempenha, de contribuir para a melhoria das condições de saúde da população e na organização de serviços de socorro de emergência em situações de calamidade, Rosalba Ciarlini (DEM-RN), registrou também o apoio do Estado brasileiro, em suas três esferas, à entidade, desde a sua fundação aos dias atuais.

Condenando o ataque de caças israelenses a instalações da ONU e da Cruz Vermelha na Faixa de Gaza, João Pedro (PT-AM) ressaltou o trabalho dos voluntários da instituição na região, distribuindo alimentos e socorrendo as vítimas da guerra. Ele agradeceu também a ação da Cruz Vermelha no atendimento às vítimas das enchentes em Santa Catarina.

- Quero prestar solidariedade a esse olhar, esse princípio da Cruz Vermelha de estar ao lado de quem precisa do auxílio, de quem precisa da cirurgia, de quem precisa do alimento e de quem precisa do afeto - afirmou.

Mão Santa (PMDB-PI) lembrou a história da instituição e citou os princípios fundamentais em que se baseia a atuação da Cruz Vermelha no Brasil: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.

No final da sessão, o presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Luiz Fernando Hernandez, relatando ações desenvolvidas pela instituição nas favelas cariocas, agradeceu aos senadores pela homenagem e pediu também o seu apoio para que seja aprovado o projeto do senador Crivella na Câmara dos Deputados. Segundo ele, as receitas da entidade atualmente não cobrem nem as despesas operacionais de dois meses.

Depois da sessão de homenagem, em discurso no Plenário, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) elogiou o trabalho da Cruz Vermelha no Rio Grande do Sul, citando o trabalho da organização com dependentes químicos, especialmente os alcoólicos.

Laércio Franzon / Agência Senado



12/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageará centenário da Cruz Vermelha Brasileira

Senadores comemoram centenário da Cruz Vermelha Brasileira

Encerrada homenagem à Cruz Vermelha Brasileira

Eduardo Siqueira Campos registra aniversário da Cruz Vermelha Brasileira

Maranhão e Distrito Federal já cancelaram contratos com a Cruz Vermelha Brasileira

LÚCIO ALCÂNTARA ANUNCIA COMEMORAÇÕES.PELO CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ