Maranhão poderá receber siderúrgica e refinaria, diz Lobão
O senador Edison Lobão (PFL-MA) comunicou que os estudos técnicos realizados pela Companhia Vale do Rio Doce e o conglomerado siderúrgico chinês Boasteel apontaram o Maranhão como o local ideal para a instalação da siderúrgica que ambas as empresas desenvolverão em breve. Ele fez questão de ressaltar que a decisão pela instalação do complexo no Maranhão, a um custo inicial de US$ 500 milhões, não sofreu qualquer interferência política.
Lobão ressaltou que a opção dos empresários da Vale e da Boasteel pelo Maranhão baseou-se nas condições oferecidas pelo estado, como um dos melhores portos marítimos do mundo, rodovias, ferrovias e viabilidade de hidrovias.
- Foi uma decorrência natural das excepcionais condições oferecidas pelo meu estado, a começar pelo porto de Itaqui - -uma ocorrência geológica que é uma dádiva da natureza, não somente para o estado do Maranhão, mas para o Brasil-, como disse José Sarney em pronunciamento no Senado em abril de 1973 - disse.
Pelos mesmos motivos, disse o senador, a primeira refinaria de petróleo da Petrobras a ser instalada no Norte/Nordeste, para atender as necessidades da região, -não poderá ser senão no Maranhão-.
Lobão elogiou -a extraordinária visão- do senador José Sarney que, há 40 anos, quando governador do estado, teve a iniciativa de várias obras preparatórias para a instalação da siderurgia. O senador estendeu o elogio aos demais homens públicos do Maranhão que deram ao estado as condições micro e macroeconômica que o transformaram em eleito para o recebimento de empreendimentos do interesse do país.
15/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão diz que construção de siderúrgica no Maranhão traria benefícios para todo o país
Lobão quer refinaria no Maranhão
João Alberto quer refinaria de petróleo no Maranhão
Refinaria em Canoas (RS) vai receber duas novas unidades em três anos
Lobão e Graça Foster são chamados para explicar compra de refinaria pela Petrobras
Lobão destaca ações da DRT do Maranhão