Marcelo Crivella reclama de acordo na Câmara para distribuição de 'royalties' de contratos já firmados



"Não é manchando a bandeira dos nossos princípios federativos, não é impondo à minoria que apenas se cale e se resigne, que vamos construir um Brasil melhor". O alerta foi feito pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que reclamou da proposta que está sendo debatida na Câmara dos Deputados sobre a distribuição dos royalties da exploração de petróleo na camada pré-sal , inclusive dos referentes a áreas já licitadas.

O senador pelo Rio de Janeiro lembrou que existem contratos, atos perfeitos de direito e leis em vigor que não podem ser modificadas "por qualquer maioria formada na obstinação eufórica de uma ganância momentânea".

- É preciso discutir o que vem daqui para frente. Naquilo que já foi decidido em folhas da Constituição brasileira e votado, não se mexe. Isso é um ultraje. Pensar nisso é uma infâmia. Não é justo. E o que mais precisamos neste país, nesses dias tenebrosos que nos cobrem a todos de tristeza e vergonha, é de justiça - afirmou.

Na avaliação de Crivella, a coesão nacional não pode ser afrontada com "manifestações patológicas de regionalismos extremistas". Ele sugeriu aos deputados e às suas bancadas que busquem um acordo com calma e dentro dos princípios da moderação e do equilíbrio.



02/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo: 'royalties' do petróleo para todos os estados não fere contratos firmados

Divisão dos 'royalties' não combate a desigualdade regional, diz Marcelo Crivella

Proposta referente aos 'royalties' do petróleo causa apreensão, diz Marcelo Crivella

Marcelo Crivella critica União por ter cedido pouco na negociação dos 'royalties' do petróleo

Ana Rita: eventual nova regra de distribuição dos 'royalties' deve valer apenas para contratos futuros

Crivella rejeita mudanças na distribuição de 'royalties' do petróleo