Marco Maciel defende o fim das coligações nas eleições proporcionais



O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Marco Maciel (DEM-PE), defendeu nesta quarta-feira (13), durante a reunião do colegiado, o fim das coligações nas eleições proporcionais - para vereadores e deputados federais, estaduais e distritais. No entender do senador, as coligações nos pleitos proporcionais "retiram a nitidez dos partidos políticos".

Marco Maciel fez o comentário após o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) informar que já está para ser incluída na ordem do dia do Senado, para votação em Plenário, proposta de emenda à Constituição (PEC 29/07) de sua autoria, que permite coligações partidárias somente nas eleições majoritárias - para presidente da República; governadores; prefeitos e senadores.

Jarbas Vasconcelos prestou a informação ao dar parecer contrário ao projeto de lei do ex-senador Leonel Pavan, que também veda as coligações nas eleições proporcionais (PLS 197/05). Ele justificou sua decisão lembrando que esse tipo de matéria tem de ser apresentada por meio de PEC.



13/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos defende extinção das coligações partidárias em eleições proporcionais

CCJ confirma fim de coligações em eleições proporcionais

CCJ confirma fim de coligações em eleições proporcionais

Fim das coligações em eleições proporcionais passa na CCJ

Aprovado fim das coligações nas eleições proporcionais

CCJ aprova fim das coligações nas eleições proporcionais