Marco Maciel destaca encíclica publicada pelo papa Bento XVI



"Sem Deus o desenvolvimento é negado, é desumanizado: o verdadeiro objetivo do progresso é o bem integral de todo ser humano". Da tribuna do Plenário o senador Marco Maciel (DEM-PE) leu trechos da encíclica Caritas in Veritate (A Caridade na Verdade), publicada no dia 7 de julho passado pelo papa Bento XVI. O senador destacou que o documento retoma uma tradição consolidada ao longo de mais de cem anos por diversos papas.

Já na encíclica Populorum Progressio (O Desenvolvimento dos Povos), o papa Paulo VI, em 1967, alertava que o progresso dos povos não podia prosseguir às cegas. As encíclicas são cartas que o Papa escreve para a comunidade católica. Esses documentos enriquecem a doutrina social da Igreja com tomadas de posição sobre questões sociais em contínua evolução.

Marco Maciel também citou comentários de Dom Odilo Scherer a respeito da Caritas in Veritate. O arcebispo da Arquidiocese de São Paulo ressalta que o Papa manifestou o desejo de que as escolhas econômicas tenham como objetivo prioritário o acesso de todos ao trabalho digno. O Papa também defende uma nova ordem política e financeira internacional para governar a globalização e superar a crise em que o mundo se encontra mergulhado.



05/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Collor enaltece encíclica de Bento XVI, que coloca o homem como o objetivo do desenvolvimento

Renan e Sarney participam da recepção ao papa Bento XVI

Ruben Figueiró destaca passagem do papa Francisco pelo Brasil

Renan vai acompanhar visita do papa Bento XVI a projeto de recuperação de jovens dependentes

JOEL DE HOLLANDA DESTACA ENTREVISTA DE MARCO MACIEL

Marco Maciel destaca avanços da educação no governo FHC