Marco Maciel diz que é preciso reforçar instrumentos da governabilidade
Ao discursar em Plenário, nesta quarta-feira (1), o senador Marco Maciel (PFL-PE),alertou para a necessidade de se reforçar no Brasil os instrumentos da governabilidade.Ele fez um apelo aos parlamentares para que na próxima legislatura, que se inicia em 1º de fevereiro de 2007, sejam aprovadas propostas de reformas político-institucionais que se encontram em tramitação no Congresso Nacional.
Na avaliação do senador, sem a modernização das instituições brasileiras não será possível resolver o problema das desigualdades sociais no país e nem promover um correto projeto de desenvolvimento.
O senador ressaltou ainda o papel fundamental desempenhado pelo voto universalizado e por eleições livres, competitivas e não manipuladas como fatores de legitimação da democracia representativa.
- O instituto político da representação, por isso mesmo, continua peça essencial de todo sistema democrático. Raramente, porém, nos detemos a discutir que papéis institucionais cumpre esse engenhoso mecanismo das democracias contemporâneas. É através dele que suprimos dois requisitos essenciais de qualquer Estado: assegurar a governabilidade e garantir a diversidade, entendida esta como pluralismo, seja ele político, ideológico, doutrinário, étnico, cultural ou religioso - disse.
Ao considerar as dificuldades de se priorizar simultaneamente governabilidade e diversidade, Maciel lembrou que o Brasil é um país privilegiado por possuir grande diversidade étnica e cultural junto com uma unidade lingüística, além de não haver aqui conflitos abertos. Essa característica permitiria ao Brasil centrar esforços na melhoria da gestão pública em benefício de toda a população.01/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel defende reforma política que garanta governabilidade
Marco Maciel diz que é preciso rever concentração de poderes na União
MACIEL RESSALTA NECESSIDADE DE GOVERNABILIDADE
MACIEL RESSALTA NECESSIDADE DE GOVERNABILIDADE
Marco Maciel lamenta a morte do pesquisador Paulo Maciel
Marco Maia defende reforma política e reafirma compromisso da Câmara a governabilidade