Marco Maciel elogia livro sobre arbitragem comercial



O senador Marco Maciel (DEM-PE) comunicou, nesta segunda-feira (10), o lançamento recentemente, em São Paulo, do livro Arbitragem na Administração Pública. Fundamentos Jurídicos e Eficiência Econômica, da advogada Selma Maria Ferreira Lemes. Trata-se de uma especialista na área e que transformou em livro sua tese de doutorado ao final do curso do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo.

Autor do projeto que se transformou na Lei da Arbitragem (Lei 9.307/96), o senador Marco Maciel observou que o livro é uma relevante contribuição ao melhor conhecimento da arbitragem, "eliminando dúvidas jurídicas a respeito do assunto". O senador disse que a Lei da Arbitragem tem ajudado a desafogar o Judiciário e que só aos poucos o brasileiro passa a aceitar que litígios comerciais podem ser resolvidos fora do Judiciário, em escritórios especializados em arbitragem.

Marco Maciel ponderou que a autora demonstra que a administração pública brasileira, para utilizar a arbitragem como forma de solução de controvérsia nos contratos administrativos em geral, inclusive nas parcerias público privadas (PPPs), não precisa de nenhuma nova lei específica. "Basta apenas observar e cumprir os ditames da Lei da Arbitragem."

O livro tem prefácio do senador Marco Maciel e apresentação de José Augusto Guillon Albuquerque, professor titular da Faculdade de Economia e Administração daFaculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). O professor afirma que o livro é "um estudo completo e muito bem estruturado dos fundamentos legais, alcance e benefícios da arbitragem em comparação com o contencioso judiciário".

10/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel destaca lançamento de livro sobre arbitragem comercial

Marco Maciel registra palestra de ministra do STJ sobre arbitragem

Marco Maciel comemora 13 anos da Lei de Arbitragem

Marco Maciel comemora avanços da lei de arbitragem judicial

Marco Maciel defende consolidação do instituto da arbitragem

Lei da arbitragem faz 10 anos e Renan homenageia Marco Maciel