Marco Maciel expressa pesar pela morte de seis pernambucanos



O senador Marco Maciel (PFL-PE) expressou pesar em Plenário, nesta quinta-feira (24), pelo falecimento de seis pernambucanos que se destacaram nos meios político, intelectual, empresarial e médico do estado. Tratam-se de pessoas a quem o parlamentar sempre esteve muito ligado e que continuam, conforme declarou, a inspirar sua conduta, pois suas vidas servem de exemplo.

Inicialmente, o parlamentar comentou a morte do ex-deputado federal e escritor Luiz de Magalhães Melo, que faleceu ontem, aos 84 anos, no Recife.

- Era uma figura exemplar, de grande espírito público e atuação nos campos político e cultural de Pernambuco - afirmou, destacando sua participação na Academia Pernambucana de Letras, entidade que presidiu por dez anos, e na criação da Universidade Federal de Pernambuco.

Em seguida, foi lembrado o falecimento de Ana de Moraes Andrade, aos 97 anos, a primeira prefeita de Pernambuco.

- Dona Anita, como era conhecida, tinha a política no sangue e defendia a presença da mulher no cenário político - disse o senador.

Outra grande perda para a política pernambucana, segundo assinalou Maciel, foi a morte do ex-deputado estadual João Ferreira Lima Filho, aos 78 anos, -um cidadão retilíneo e de verticalidade de gestos-, com atuação marcante no município de Timbaúba.

Na área de saúde, o senador pefelista lamentou a morte, aos 84 anos, do médico Fernando Figueira, fundador e presidente de honra do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco, e do cardiologista Ovídio Montenegro, aos 86 anos, o primeiro especialista da área no estado e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Marco Maciel também registrou a morte do engenheiro Roberto Caldas Pereira de Carvalho, aos 70 anos, que se destacou não só na construção civil, mas nos meios católico e comunitário do estado.

Após discorrer sobre os falecimentos, o senador citou máxima de Rui Barbosa - -a morte não afasta, aproxima- - para ressaltar o exemplo de vida deixado por essas personalidades. Em nome da Mesa do Senado, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) registrou as condolências e voto de pesar da instituição.



24/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel pede voto de pesar pela morte de dom Luciano

Marco Maciel apresenta voto de pesar pela morte de Olavo Setúbal

Marco Maciel pede voto de pesar pela morte de dom Basílio Penido

Gim Argello e Marco Maciel apresentam voto de pesar pela morte do artista plástico

Heráclito apresenta requerimento de pesar por morte do pai de Marco Maciel

Maciel encaminha voto de pesar pela morte de esposa de ex-senador