Marco Maciel lamenta falta de integração entre Mercosul e União Europeia



Mais de dez anos de depois de firmado o primeiro protocolo de cooperação entre o Mercosul e a União Europeia, a integração entre os dois blocos regionais avançou muito pouco, avaliou o senador Marco Maciel, em pronunciamento nesta quarta-feira (28). Ele fez um histórico da construção do Mercosul e das negociações para a consolidação de acordo com a União Europeia.

Documento, assinado em 1998 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, como representante do Mercosul, e pelo presidente do governo espanhol, José Maria Aznar, pela EU, previu cooperação em diversas áreas. Porém, disse o senador, as negociações, "extremamente exitosas", esbarraram em dificuldades posteriores, especialmente no campo comercial.

Ele citou divergências na fixação de cotas para benefícios fiscais a produtos oriundos do Mercosul. "Bruxelas ofereceu 100 mil toneladas de carne bovina com tarifa menor, o Mercosul pediu três vezes mais", exemplificou.

Ainda conforme o relato do senador, as negociações dependem neste momento de decisões dos europeus. A última reunião na União Europeia foi em maio do ano passado e decidiu-se pela consulta aos estados-membros a respeito da possibilidade de retomada de negociações com o Mercosul.

Marco Maciel defendeu uma participação ativa do Senado na consolidação do Mercosul - no âmbito do próprio bloco - e como agente de integração com outros países e blocos econômicos.

- O Senado tem papel importante porque é a Casa da Federação, aprova acordos internacionais e os agentes diplomáticos brasileiros. Portanto, é fundamental que exercitemos esse esforço negociador, rompendo dificuldades de relacionamento - afirmou.



28/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel diz que União Européia é o mais bem-sucedido projeto de integração entre países

Maciel lembra trajetórias da União Européia e do Mercosul

Presidenta defende acordo entre União Europeia e Mercosul

Empresários defendem acordo entre Mercosul e União Europeia

Camex aprova livre comércio entre Mercosul e União Europeia

Brasil quer intensificar negociações entre Mercosul e União Europeia