Marco Maciel presta homenagem a José Aparecido



O senador Marco Maciel (DEM-PEC) lamentou nesta segunda-feira (22) o falecimento, na última sexta-feira (19) do ex-ministro da cultura e ex-governador do Distrito Federal José Aparecido de Oliveira. José Aparecido faleceu aos 78 anos, em Belo Horizonte (MG), vítima de câncer.

Marco Maciel, que defendeu da tribuna o requerimento de pesar assinado por ele próprio e pelo senador Gim Argelo (PTB-DF), lembrou que José Aparecido foi o primeiro ministro da Cultura do Brasil, durante o governo Sarney - antes, explicou o senador, a pasta da Cultura integrava a da Educação.

O desmembramento, feito por Tancredo Neves, de acordo com o parlamentar, foi fundamental para que o país passasse a desenvolver políticas específicas para a área cultural, sendo especialmente nesse território que José Aparecido se destacou em sua vida pública, conforme afirmou.

Marco Maciel também destacou que foi sob o governo de José Aparecido de Oliveira (1985-1988) que Brasília foi elevada à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco, num processo que envolveu nomes de destaque como Oscar Niemeyer, Burle Marx e Lúcio Costa, idealizadores dos projetos arquitetônico, paisagístico e urbanístico da cidade, respectivamente.

- José Aparecido viveu momentos graves da nossa história, especialmente após a década de 60, mas, ao longo de toda sua vida pública, não deixou de estar presente nas instituições do país. Sua contribuição jamais será esquecida. Honrou toda uma geração de mineiros que desempenhou um papel muito importante na vida nacional - disse Maciel.

Ao se somar à homenagem, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP), que presidia os trabalhos naquele momento, lembrou que José Aparecido também foi embaixador do Brasil em Portugal durante o governo Itamar Franco. Nesse período, entre 1992 e 1994, impulsionou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

José Aparecido de Oliveira nasceu em Conceição do Mato Dentro (MG). Era casado e tinha dois filhos.



22/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel presta homenagem a José Aparecido

Marco Maciel presta homenagem a Carlos Wilson

JOSÉ JORGE PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES

Maciel presta homenagem a Octavio Frias de Oliveira

Maciel presta homenagem aos 50 anos de sacerdócio de dom Geraldo Majella Agnelo

Senadores prestam homenagem a Marco Maciel