Marco Maciel: Proposta de novo regimento pode estar pronta na próxima terça



A comissão especial que estuda a reforma do Regimento Interno do Senado pode apresentar na próxima terça-feira (14) a sua proposta final. Foi o que afirmou o presidente do colegiado, senador Marco Maciel (DEM-PE), em reunião realizada nesta terça-feira (7). O texto será entregue sob a forma de projeto de resolução.

O senador informou que a matéria, assim que estiver pronta, será enviada à Mesa - onde poderá receber emendas - e, posteriormente, será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após receber o parecer desse colegiado, o texto poderá finalmente ser analisado e votado em Plenário.

Já o relator da comissão especial, senador Gerson Camata (PMDB-ES), reiterou que seu desejo é aprovar o projeto até o final deste semestre.

- Vamos ver se isso realmente acontece - ponderou ele.

Mudanças

A comissão especial sugeriu várias alterações e acréscimos ao regimento - que possui pouco mais de 400 artigos. Entre as mudanças incluem-se a que visa aumentar o poder das comissões (ao ampliar sua capacidade de emitir decisões terminativas); a que regulamenta o funcionamento das comissões parlamentares de inquérito (CPIs); e a que amplia as hipóteses de regime de urgência na tramitação de matérias.

Também há sugestões de Gerson Camata que ainda poderão ser incorporadas ao texto, como a de redução das comissões permanentes da Casa (de 11 para sete).



07/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel: proposta de novo Regimento Interno pode estar pronta em maio

Marco Maciel: Novo regimento deve diminuir votações no Plenário

Marco Maciel: emendas aglutinativas devem ser incorporadas ao novo regimento do Senado

Marco Maciel marca leitura de relatório sobre PECs dos Precatórios para a próxima terça-feira

Comissão especial pode votar projeto do novo regimento do Senado nesta terça

Novo requerimento para criação da CPI do MST pode ser protocolado na próxima terça-feira