Novo requerimento para criação da CPI do MST pode ser protocolado na próxima terça-feira



A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) afirmaram nesta quarta-feira (7) que um novo requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar o repasse de dinheiro público para o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) deverá ser protocolado na próxima terça-feira (13).

No Senado, disse Kátia Abreu, o número mínimo de assinaturas (27) já foi alcançado. De acordo com Lorenzoni, até o momento 130 deputados assinaram o requerimento (são necessárias 171 assinaturas).

- É só uma questão de localizar os deputados - disse ele.

Kátia Abreu afirmou que cresceu entre os deputados a disposição em colaborar com as investigações após a divulgação pela imprensa de cenas mostrando integrantes do movimento usando um trator para derrubar pés de laranja em fazenda da Cutrale, no interior paulista.

- O MST está mostrando para o Brasil que não tem medo de nada - da lei, do Congresso, das instituições. Nada lhe cerca, nada lhe basta. É como se tivesse costas quentes - disse a senadora.

Requerimento para criação de CPI mista de mesmo teor foi arquivado na última semana após a retirada das assinaturas por parlamentares governistas. A comissão terá por objetivo investigar denúncias publicadas pela revista Veja e pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre o financiamento público do MST, que usaria os recursos para a invasão de terras e prédios públicos.

- Espero que o Congresso Nacional, especialmente a Câmara, demonstre ao Brasil a sua preocupação com a violência e com o desrespeito às pessoas. É como se o MST estivesse dizendo ao país: 'Nós recebemos dinheiro público ilegalmente, invadimos terra e conosco nada acontece' - criticou.

A senadora também disse esperar que o presidente do Senado, José Sarney, "apesar de defender o MST", tenha uma postura "imparcial" e "institucional" quando todas as assinaturas para a instalação da CPMI forem colhidas. Kátia Abreu fazia menção ao discurso feito em Plenário por Sarney no dia 23 de setembro, ocasião em que fez uma reflexão sobre a questão fundiária no país e criticou a "criminalização" do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra.



07/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requerimento para criação da CPI da Copa é protocolado na Mesa do Congresso

Requerimento da CPI da Petrobras pode ser lido na terça-feira

CPI da Segurança Pública/Novo requerimento será entregue na terça-feira

Marco Maciel: Proposta de novo regimento pode estar pronta na próxima terça

Ato Pró-Uergs em Novo Hamburgo será terça-feira próxima

Parecer de Casagrande sobre novo Código Processo Penal pode ser votado na próxima terça