Marco Maciel registra comemoração do Dia do Advogado e homenageia profissionais brasileiros



Ao discursar nesta terça-feira (11), o senador Marco Maciel (DEM-PE) homenageou os advogados brasileiros pela comemoração do Dia do Advogado (11 de agosto). Ele fez um resgate histórico do surgimento e evolução dos cursos jurídicos no país e destacou a importância da categoria para a sociedade. O senador explicou que uma lei regulamentou, em 11 de agosto de 1827, a criação dos primeiros cursos jurídicos brasileiros, sendo então criadas as primeiras faculdades de Direito, uma em Olinda, então capital pernambucana, e outra em São Paulo, que já era uma grande metrópole brasileira. A lei foi de iniciativa do escritor, magistrado, político, conselheiro do Império e senadorJosé Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo.

- Eram os primeiros Centros de Estudos Jurídicos e Sociais, preparadores de sucessivas gerações dos primeiros líderes e administradores do Império e da Primeira República - disse.

Na faculdade de Olinda, disse Maciel, formaram-se figuras ilustres da história brasileira, como o Barão de Rio Branco. O mesmo aconteceu na faculdade paulista, que formou os primeiros presidentes do país e continua em funcionamento até os dias atuais.

- Gerações de juristas, políticos e administradores se formaram naquelas faculdades e continuam nelas se preparando, ao lado de tantas outras que continuam nessa nobre tarefa - disse o senador, citando figuras como Joaquim Nabuco, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Clóvis Bevilacqua, Spencer Vampré, Fagundes Varela e Deolindo Tavares.

Maciel também registrou que a Faculdade de Direito Paulista deu origem à Universidade de São Paulo (USP), enquanto a faculdade de Olinda originou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O senador aproveitou para homenagear o ex-senador Rui Barbosa, advogado de renome.

- Ele sempre foi o advogado, aquele que estava sempre disposto a impetrar algum mandado de segurança contra qualquer opressão política. Um político que se notabilizou pela formação da consciência cívica do nosso país. E a consciência cívica é a base dos direitos humanos e liberdades públicas - opinou.

Maciel concluiu afirmando que, historicamente, os advogados brasileiros desempenharam importante papel na defesa da democracia do Brasil.



11/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel homenageia Guimarães Rosa

Marco Maciel homenageia Vargas Llosa

Marco Maciel homenageia o político alagoano Rui Palmeira

Lei da arbitragem faz 10 anos e Renan homenageia Marco Maciel

Marco Maciel registra aula inaugural da Univasf

Marco Maciel registra posse do novo presidente do STJ