Marco Maciel registra lançamento de revista de Oscar Niemeyer



O senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou em Plenário o lançamento da revista Nosso Caminho, dirigida pelos arquitetos Oscar Niemeyer e sua esposa Vera Lúcia G. Niemeyer. O parlamentar citou o objetivo da nova publicação, mencionado em seu editorial: "discutir e pensar junto com os leitores o momento brasileiro, levar aos jovens um pouco de conhecimento, fazê-los refletir melhor sobre seu país, fugir dos que se limitam aos assuntos de sua profissão, despreparados para o mundo perverso e coberto de violência que os espera".

Marco Maciel salientou que a revista - editada sem patrocínio e à venda em bancas e livrarias - traz artigos do próprio Niemeyer, sobre a integração das artes plásticas com a arquitetura e também sobre Luiz Carlos Prestes. Traz também, acrescentou, textos do poeta Ferreira Goulart, do economista José Luiz Fiori, dos físicos Luiz Alberto Oliveira e Ubirajara Brito e do engenheiro José Carlos Sussekind, responsável pelo cálculo estrutural das obras de Niemeyer. Quase todos, enfatizou o senador, integram o círculo mais próximo de amigos do arquiteto.

Para o próximo número, há textos previstos dos escritores portugueses José Saramago e Manuel Alegre. Nobel de Literatura, Saramago dispensa apresentações. Manuel Alegre, de acordo com o parlamentar, "é hoje um dos intelectuais portugueses de maior sucesso fora de Portugal".

Na revista, informou Marco Maciel, Niemeyer cita seus projetos mais recentes, todos destinados a Brasília e realizados após seu aniversário de cem anos: o Sambódromo, a Praça do Povo e a Torre da TV Digital - "o grande entusiasmo atual do arquiteto".

Marco Maciel enfatizou a preocupação do arquiteto com a necessidade de promover o hábito da leitura entre os brasileiros. E disse ser necessário investir mais em educação.

O senador parabenizou o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, de seu partido, pela recuperação do Espaço Oscar Niemeyer, onde houve o lançamento da revista. O lançamento em Brasília foi promovido pelo governo local e pela Fundação Oscar Niemeyer, presidida por Marco Maciel. O senador disse que a diretora-executiva da fundação, Ana Lúcia Niemeyer Medeiros, está empenhada em implementar - "talvez a mais vertebrada de suas atividades" - a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.

- Certamente, é o brasileiro, no campo da cultura, da ciência e da arte, mais conhecido e respeitado no exterior - homenageou o senador.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) voltou defender uma revolução de qualidade na escola brasileira. Enquanto isso não ocorrer, disse o senador, "não vamos ter muitos Niemeyers, não vamos ter muitos Machados de Assis, não vamos ter um Prêmio Nobel".

Marco Maciel ainda saudou o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, pelo empenho na votação dos vetos presidenciais.



07/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel lembra centenário de Oscar Niemeyer

Marco Maciel registra lançamento de livro de Walter Costa Porto

Maciel lembra centenário de Oscar Niemeyer

Maciel destaca o humanismo de Oscar Niemeyer

Marco Maciel lembra 40 anos da revista Veja

Paulo Davim registra lançamento da revista 'Pensar Verde'