Marco Maciel registra lançamento de livro de Walter Costa Porto
Ao registrar nesta segunda-feira (21) o lançamento do livro A Mentirosa Urna, do professor Walter Costa Porto, o senador Marco Maciel (PFL-PE) disse que, em matéria eleitoral, ainda há muito a ser feito no Brasil. Em sua opinião, o país precisa aprimorar seu sistema eleitoral, assim como criar condições para edificar verdadeiros partidos.
- Uma verdadeira e boa democracia é aquela que passa por um sistema eleitoral rígido - afirmou.
Walter Costa Porto, que integrou durante seis anos o Tribunal Superior Eleitoral e além de estudioso dos problemas brasileiros é especializado em legislação eleitoral e partidária, traça em seu livro, segundo Marco Maciel, um histórico da evolução do voto no Brasil, focando a atenção em fatos importantes da vida nacional.
O livro de Costa Porto, lembrou o senador, é o terceiro de uma série sobre a questão do voto, iniciada com O Voto no Brasil e com o Dicionário do Voto.
Marco Maciel afirmou ainda que, ao contrário do que muitos pensam, o Brasil é um país de longa tradição no campo eleitoral, que começou a votar a partir de 1820, quando escolheu seus representantes às cortes de Lisboa.
- Praticamente essa tradição do voto não se interrompeu no nosso país ao longo de todo esse período, salvo em 1937 e 1945. É bom também lembrar que a questão do voto no Brasil merece cada vez mais uma melhor reflexão - disse o senador.
21/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lançado no Senado livro de Walter Costa Porto
Marco Maciel destaca lançamento de livro sobre arbitragem comercial
Marco Maciel registra lançamento de revista de Oscar Niemeyer
Sarney vai a lançamento de livro de Lustosa da Costa
Marco Maciel anuncia estaleiro para porto de Suape
Marco Maciel: Crise atual confirma acerto do lançamento do Proer no governo FHC