Maciel destaca o humanismo de Oscar Niemeyer



Em discurso nesta quinta-feira (20), na sessão conjunta especial comemorativa dos cem anos de Oscar Niemeyer, o senador Marco Maciel (DEM-PE) afirmou que o arquiteto é, no campo da cultura, da ciência e da arte, o brasileiro mais conhecido e respeitado do planeta. O parlamentar ressaltou o humanismo, a coerência e a criatividade de quem classifica como "cidadão do mundo Niemeyer".

- Niemeyer tem não somente uma vida caracterizada por uma grande coerência, mas que tem uma contribuição oferecida ao país e ao mundo que o tornou um cidadão do século - declarou Maciel.

Ao analisar o humanismo de Niemeyer, e citá-lo como um "perito em Humanidade", Maciel afirmou que é possível dizer do arquiteto o que disse o poeta e dramaturgo romano Terêncio: "Nada do que é humano lhe é estranho". O parlamentar pernambucano disse que Niemeyer é mais do que um arquiteto, mais do que um escultor, mais do que um artista, mais do que um poeta.

- Niemeyer é alguém que tem uma visão dilatada do mundo e de seus problemas e que se reflete, sobretudo, pela preocupação com o social; daí por que a palavra-chave dele, como aqui já foi salientada, é a solidariedade - ressaltou Marco Maciel.



20/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel lembra centenário de Oscar Niemeyer

Marco Maciel lembra centenário de Oscar Niemeyer

Marco Maciel registra lançamento de revista de Oscar Niemeyer

Suplicy destaca qualidades de Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer