Marco Maciel registra posse do novo arcebispo de Olinda e Recife



O senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou da tribuna do Senado, nesta segunda-feira (17) a posse do novo arcebispo de Olinda e Recife, D. Antonio Fernando Saburrido, ocorrida no domingo (16). Marco Maciel destacou que o religioso beneditino nasceu na cidade de Cabo, que é um dos municípios da região metropolitana de Recife, Nomeado para a diocese pelo papa Bento XVI, D. Antonio Fernando Saburrido será o primeiro arcebispo nascido na própria arquidiocese que dirigirá.

Marco Maciel relatou que a cerimônia de posse foi extremamente concorrida, contando com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do governador do Ceará, Cid Gomes; do prefeito do Recife, João da Costa; de deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores do Nordeste.

Diversas autoridades eclesiásticas também compareceram à solenidade, entre elas, D. José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza; D. Matias Patrício de Macedo, arcebispo de Natal; D. José Palmeira Lessa, arcebispo de Aracaju; D. Antonio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió; D. Aldo Pagodo, arcebispo da Paraíba; e D. Valdo Amaral, delegado eclesiástico de Fernando de Noronha e arcebispo Emérito de Maceió.

O senador Marco Maciel destacou que, no discurso de posse, D. Antonio Fernando Saburrido teceu considerações a respeito de seus predecessores na arquidiocese. Fez menção especial a D. Antonio de Almeida Moraes Júnior, D. Carlos Gouvêa Coelho, D. Helder Câmara e D. José Cardoso Sobrinho. "Sem esquecer", como fez questão de salientar, "o Vigésimo Bispo de Olinda, o Servo de Deus, D. Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira, cujo processo de canonização tramita na Santa Sé".

Marco Maciel lembrou que o novo arcebispo de Olinda e Recife, D. Antonio Fernando Saburrido fez um agradecimento especial pela acolhida que recebeu da parte das lideranças dos vários movimentos pastorais e associações vinculadas à Igreja e à sociedade.

- Ele termina fazendo um apelo para que caminhemos como irmãos, entendendo que a Igreja é, por excelência, ministerial e que nenhum de nós deve se sentir mais importante do que o outro.Apoiemo-nos mutuamente e sigamos os passos do mestre Jesus - disse Marco Maciel.



17/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel registra posse do novo presidente do STJ

Marco Maciel registra inauguração de hospital de hematologia em Recife

Marco Maciel registra posse na Associação de Imprensa de Pernambuco

Marco Maciel registra posse de Celso Lafer na Academia de Letras

Marco Maciel registra posse de Mendonça Filho no governo de Pernambuco

Marco Maciel registra posse da secretária-geral de organização de cooperação amazônica