Marco Maciel ressalta caráter democrático do movimento republicano



Em discurso na sessão de homenagem aos 120 anos da Proclamação da República, nesta quinta-feira (12), o senador Marco Maciel (DEM-PE) citou o jurista Fábio Konder para assinalar que o movimento republicano nasceu no Brasil sob o signo da democracia. Ele acrescentou que, antes de ser apenas um movimento militar contra o Império, é sabido que surgiu da inspiração de idéias e aspirações democráticas.

- O fato é que essas aspirações democráticas nascidas com a República continuaram a inspirar o pensamento republicano e a clamar pelo aprimoramento do regime. No governo de Wenceslau Braz, demos um enorme e significativo passo nesse sentido, quando o alistamento eleitoral foi entregue à magistratura, num prenúncio que permitiu a criação, em 1932, da Justiça Eleitoral - frisou.

Marco Maciel disse que desde então forma muitos os avanços até o estágio atual da democracia brasileira, em que o processo de automação das eleições, iniciado em 1985 com a informatização do cadastro eleitoral, acabou com práticas como o "mapeamento" dos resultados eleitorais.

O senador salientou que o Brasil construiu sua República passando por dificuldades como insubordinações, revoltas, rebeliões, revoluções e movimentos armados de toda natureza. O país ainda sofreu o fechamento do Congresso Nacional em mais de uma oportunidade e enfrentou crises econômicas, tensões sociais e conflitos políticos e ideológicos.

- Mas em todos esses momentos dramáticos, em que os princípios democráticos estiveram em jogo, a integridade republicana esteve ameaçada, o nosso sistema político resistiu, a luta e aspiração pela democracia nunca se abateram, sem deixar de povoar o imaginário coletivo, como a busca permanente na evolução histórica do país - afirmou.

Marco Maciel disse que o Brasil é um país pacífico, a despeito dos surtos de violência nos grandes centros urbanos. Ele lembrou que todos os contenciosos territoriais com os países vizinhos foram resolvidos pela negociação pacífica, pelo arbitramento e pela diplomacia, mas o Brasil não deixou de reagir sempre que foi agredido.

- Temos carência a suprir, temos obstáculos a superar, temos fragilidades a corrigir, temos desigualdades a vencer. Mas temos como legado das gerações que nos antecederam, uma legenda de paz, de concórdia, de tolerância num espírito pacífico, ordeiro e conciliador que é um dos mais caros traços da nacionalidade - concluiu.



12/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Salgado ressalta caráter democrático do Estado de Minas

Marco Maciel diz que pacto político que levou à Constituinte foi o mais importante do período republicano

Marco Maciel ressalta importância da Chesf para o desenvolvimento do país

Marco Maciel ressalta importância do Congresso Eucarístico para as convicções religiosas

Marco Maciel ressalta importância da educação de qualidade para o desenvolvimento dos países

Paim destaca caráter democrático da cidade