Marco Maciel saúda nomeação de Raymundo Damasceno como cardeal




O senador Marco Maciel (DEM-PE) saudou em Plenário nesta segunda-feira (22) a sagração de Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) como cardeal. Ele foi nomeado pelo papa Bento XVI, juntamente com outros 23 arcebispos, no último dia 20.

Como cardeal, e por ter menos de 80 anos, Dom Raymundo Damasceno está entre os eleitores que podem votar na eleição de um novo papa, informou Marco Maciel. O senador explicou que a principal função dos cardeais é auxiliar o papa no exercício de seu ministério. De acordo com o Código do Direito Canônico, os cardeais também têm o privilégio da cidadania vaticana e do passaporte diplomático em latim, língua oficial da Igreja Católica.

Marco Maciel ressaltou os elogios dirigidos ao arcebispo de Aparecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela sua sagração como cardeal. Segundo a instituição, dom Raymundo "é exemplo de dedicação e entrega total à missão evangelizadora em vista da construção do Reino de Deus", além de exercer como competência as diversas funções a ele designadas pela Igreja.

O próprio arcebispo, segundo Marco Maciel, declarou-se "assustado" ao saber de sua nomeação, lembrando porém que "Deus não escolhe os capacitados, mas qualifica os que são chamados para determinada missão".

De acordo com o senador, ao se colocar à disposição do Papa, o recém-nomeado cardeal disse que permanecerá à frente da Arquidiocese de Aparecida e, até março de 2011, na presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), colocando-se "a serviço da Igreja com muita humildade e ciente de minhas limitações".

Dom Raymundo Damasceno nasceu em 1937 em Capela Nova (MG). Foi ordenado sacerdote em 1968 e nesse mesmo ano assumiu funções na Arquidiocese de Brasília. Em 1986 foi ordenado bispo, tornando-se bispo auxiliar na capital. Em 2004 foi transferido para a Arquidiocese de Aparecida.



22/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cardeal Raymundo Damasceno é eleito presidente da CNBB

Dilma comemora nomeação de arcebispo do Rio como cardeal

Dom Orani é parabenizado pela presidenta por nomeação como cardeal

Alvaro Dias saúda sagração de dom Odilo Scherer como cardeal

Marco Maciel saúda os 150 anos da Santa Casa de Recife

Marco Maciel saúda os 60 anos da SBPC e pede incentivos à pesquisa