Marco Maciel saúda os 60 anos da SBPC e pede incentivos à pesquisa



Primeiro orador a ocupar a tribuna nesta segunda-feira (4), o senador Marco Maciel (DEM-PE) saudou o aniversário de 60 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O senador lembrou que a instituição foi criada em meados de 1948 com o objetivo de "lutar pelo progresso e defesa da ciência" no país.

Marco Maciel comentou artigo do atual presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, em que ele lembra a primeira reunião da instituição, em outubro de 1949, em Campinas (SP), da qual participaram pouco mais de cem pessoas. Já a 60ª reunião anual da SBPC, ocorrida em julho deste ano, também em Campinas, contou com 10 mil participantes.

O senador aproveitou para afirmar que o Brasil precisa incentivar mais a pesquisa científica em todas as áreas pois assim, em sua opinião, o país poderá propiciar melhores condições de vida aos brasileiros.

- Ciência, tecnologia e inovação são insumos vitais para uma correta opção de desenvolvimento. É também importante que os governos se motivem mais para essa variável científica e tecnológica, que tem muito a ver com a melhoria do conhecimento e dos saberes em diferentes áreas, sobretudo aquelas consideradas estratégicas para o país - afirmou.

Atualmente, acrescentou Marco Maciel, os investimentos brasileiros em pesquisas estão em torno de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo do nível de países como Coréia do Sul e Chile. Na opinião do senador, o Brasil precisa de um esforço em prol da ciência e tecnologia, esforço esse que deve envolver não só as universidades e as instituições de pesquisa, mas também os governos e as empresas públicas e privadas.



04/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel saúda os 150 anos da Santa Casa de Recife

Marco Maciel propõe reforma do ICMS e proibição de novos incentivos fiscais

Marco Maciel saúda nomeação de Raymundo Damasceno como cardeal

Marco Maciel saúda indicação de José Jorge para presidência da CEB

Marco Maciel comemora 13 anos da Lei de Arbitragem

Marco Maciel lembra 40 anos da revista Veja