Alvaro Dias saúda sagração de dom Odilo Scherer como cardeal



Enquanto presidia os trabalhos em Plenário, no começo da sessão desta segunda-feira (26), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) saudou a sagração, como cardeal, do arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer. A cerimônia em que, além de dom Odilo, foram sagrados outros 22 novos cardeais, ocorreu no Vaticano, no último sábado.

Alvaro Dias lembrou que o atual arcebispo metropolitano de São Paulo, agora cardeal, tem uma biografia ligada ao estado do Paraná: foi reitor e professor no Seminário Diocesano São José, em Cascavel; reitor e professor no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, em Toledo; professor de Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo; professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Toledo; professor de Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina, Paraná; vigário paroquial e pároco da Paróquia Catedral Cristo Rei, de Toledo.

Os cardeais são os auxiliares diretos do pontífice romano e também cabe a eles a eleição dos papas. Com a sagração de dom Odilo, o Brasil passa a ter nove cardeais, quatro deles com idade inferior a 80 anos - e, por isso, com direito a participar da eleição papal. O arcebispo de São Paulo, que tem 58 anos, é o primeiro brasileiro nomeado pelo papa Bento XVI para o Colégio Cardinalício.



26/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante saúda nomeação de dom Odilo Scherer

Tuma destaca nomeação de dom Odilo Scherer para Sacro Colégio Pontifício

Simon homenageia cardeal dom Vicente Scherer

Marco Maciel saúda nomeação de Raymundo Damasceno como cardeal

Alvaro Dias saúda deputado equatoriano

Alvaro Dias saúda deputado equatoriano