Marco Maciel comemora 13 anos da Lei de Arbitragem



O senador Marco Maciel (DEM-PE) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira (31), o aniversário de 13 anos da Lei de Arbitragem - Lei 9.307/96. Em seu discurso, o parlamentar relatou sua participação no 1º Seminário Internacional de Mediação e Arbitragem da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No evento, realizado em São Paulo, Marco Maciel foi homenageado por ser o autor do projeto que se transformou na Lei 9.307/96.

Marco Maciel destacou o papel fundamental desempenhado pela Lei de Arbitragem na melhoria da prestação jurisdicional no país, contribuindo para difundir uma alternativa à prestação jurisdicional por parte do Estado.

- É essa a grade vitória da arbitragem a meu ver, ou seja, está fazendo com que em diferentes campos muitas demandas deixem de ser encaminhadas à prestação jurisdicional por parte do Estado e sejam resolvidas através de comissões de arbitragem. Essas comissões, inclusive, compreendem não somente a conciliação, mas também a busca de caminhos alternativos para a solução de litígios - disse.

Uma conquista muito importante obtida após a vigência da lei, na avaliação de Marco Maciel, foi o fato de o Brasil haver subscrito a convenção sobre reconhecimento e execução de sentenças arbitrais estrangeiras. Marco Maciel observou que no Brasil o Poder Judiciário também assimilou e passou a praticar o instituto da arbitragem, inclusive no campo trabalhista.

Marco Maciel indicou ainda a leitura do livro A Operação Arbiter - A história da Lei 9.307 de 1996 para os interessados em se aprofundar no assunto.



31/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel comemora dez anos da Lei de Arbitragem, mas quer avanços

Marco Maciel comemora avanços da lei de arbitragem judicial

Marco Maciel comemora décimo aniversário da Lei de Arbitragem

Lei da arbitragem faz 10 anos e Renan homenageia Marco Maciel

Marco Maciel comemora 30 anos de criação da Embrapa

Marco Maciel comemora os 2.000 anos de nascimento de São Paulo