Marconi Perillo diz que Patativa foi o maior poeta popular do Brasil
Uma das maiores figuras da cultura popular brasileira de todos os tempos. Poeta, compositor, improvisador e cordelista. O maior poeta popular do Brasil. Um homem do povo. Essas foram algumas das formas pelas quais o senador Marconi Perillo (PDSB-GO) referiu-se a Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, homenageado pelo Senado na tarde desta quarta-feira (3) em virtude do seu centenário.
- É justamente na aparente contradição entre sofrimento e bravura, entre privação e valentia, que reside a extrema relevância desta sessão: trata-se de uma verdadeira loa ao caráter e à fibra do povo brasileiro, um povo que nunca desiste de lutar, mesmo quando as adversidades parecem invencíveis - afirmou Marconi Perillo.
O senador por Goiás descreveu os principais fatos da vida de Patativa do Assaré, que perdeu o pai aos nove anos de idade e, a partir daí, passou a trabalhar na roça para sustentar a mãe e os irmãos mais novos. Ainda criança, depois de ouvir pela primeira vez a leitura de um cordel, ele entendeu que também poderia fazer versos. E nunca deixou de fazê-lo e também de cantar, até o final de sua vida.
Marconi Perillo destacou que Patativa do Assaré deixou como grande legado a maneira como utilizou a literatura de cordel para denunciar a seu próprio povo e ao restante do país, as injustiças sociais existentes no Nordeste. Antes do pronunciamento de Perillo, que presidiu a sessão de homenagem, o senador César Borges (PR-BA) também celebrou o poeta e o estado do Ceará.
03/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marconi Perillo: Chico Xavier foi o maior apóstolo do espiritismo
Mão Santa: "Patativa é um poeta pai-d'égua"
Marconi Perillo traça histórico da evolução da fisioterapia no Brasil
SÉRGIO MACHADO HOMENAGEIA O POETA PATATIVA DO ASSARÉ
Marconi Perillo: Senado poderá agilizar aprovação de acordos da Libéria com o Brasil
Marconi Perillo quer estender para todo o Brasil programas que implantou em Goiás