Marconi Perillo quer estender para todo o Brasil programas que implantou em Goiás
O ex-governador de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior (PSDB-GO), ao tomar posse no Senado em fevereiro do próximo ano, já trará várias idéias para apresentar e defender em forma de projetos de lei. A maioria das propostas, de acordo com o senador eleito, tomará por base programas que desenvolveu no seu estado e agora pretende estender para todo o Brasil.
Eleito em 1º de outubro com 2.035.564 votos (75,82% dos votos válidos de Goiás), Marconi Perillo ficou conhecido em 1999, ao tomar posse, aos 36 anos,como o mais jovem governador eleito no Brasil.
Em entrevista por telefone à Agência Senado, Marconi Perillo afirmou que pretende apresentar no Senado, por exemplo, uma proposta de emenda à Constituição destinada a vincular um percentual mínimo das receitas da União, dos estados e municípios para o custeio e a manutenção da segurança pública. Segundo Perillo, essa proposição faz parte de um conjunto de idéias e compromissos assumidos em campanha.
- Essa vinculação será nos moldes que já existem para as áreas da educação e da saúde - adiantou.
Marconi Perillo também lista uma série de outras bandeiras que pretende defender como senador. Entre elas, a discussão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a criação de um programa que obrigue a União a universalizar projetos de inclusão digital nas escolas e a regulamentação da implementação de bolsas universitárias a nível nacional.
O desenvolvimento do agronegócio e de todo o setor produtivo em geral são também temas que serão defendidos pelo senador eleito por Goiás.
- Vou trabalhar muito em defesa do agronegócio. Pretendo também apresentar propostas para fortalecer o setor produtivo no Brasil e o interesse dos trabalhadores - destaca Marconi Perillo.
Além dessas matérias, o ex-governador promete defender a cultura, outro compromisso assumido com os eleitores. A reforma política também está entre os interesses do senador que representará Goiás pelos próximos oito anos. Nesse sentido, Perillo afirma que vai defender, entre outras questões, a redução do número de partidos, a fidelidade partidária e a permanência do instituto da reeleição para cargos do Poder Executivo.
O senador eleito vê na expressiva renovação do Congresso Nacional nas últimas eleições uma resposta da sociedade aos inúmeros escândalos e denúncias de corrupção. Para Marconi Perillo, a sociedade deu, nas urnas, o recado de que é preciso resgatar o espírito republicano dos políticos brasileiros.
- É preciso resgatar o espírito republicano de pessoas como Rui Barbosa, que representava uma época de princípios éticos e compromissos públicos - ressaltou.25/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
(Foto) - Marconi Perillo, governador de Goiás
Marconi Perillo é eleito governador de Goiás
Marconi Perillo aponta explosão de crescimento econômico em Goiás
(Flash 12h45) - Covas recebe governador de Goiás, Marconi Perillo
Receita quer estender para todo o País operação contra sonegação de impostos
Marconi Perillo quer agilizar votação de regulamentação da Lei de Responsabilidade Fiscal