Marconi Perillo traça histórico da evolução da fisioterapia no Brasil



Durante a sessão de comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, nesta terça-feira (16), o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) apresentou um histórico da evolução destas profissões no país.

Marconi Perillo destacou a criação do primeiro serviço de fisioterapia da América do Sul, no Hospital de Misericórdia do Rio de Janeiro, em 1884. Em São Paulo, já em 1919, ele se referiu também à fundação do Departamento de Eletricidade Médica, pelo professor Raphael de Barros, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O senador goiano lembrou o início, em 1951, do primeiro curso de Fisioterapia no Brasil, que, com duração de um ano, tinha por objetivo formar técnicos na área.

- A década de 50 seria primordial para a fisioterapia alcançar a expressividade dos dias de hoje - disse o senador, lembrando a inauguração do Instituto Nacional de Reabilitação em 1959.

Marconi Perillo, agradeceu ainda o trabalho prestado pela equipe do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), criado durante seu mandato como governador de Goiás.



16/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marconi Perillo diz que Patativa foi o maior poeta popular do Brasil

Marconi Perillo: Senado poderá agilizar aprovação de acordos da Libéria com o Brasil

Marconi Perillo quer estender para todo o Brasil programas que implantou em Goiás

Marconi Perillo assinala Dia do Aviador

(Foto) - Marconi Perillo, governador de Goiás

Marconi Perillo chega para depor na CPI